A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) pode trocar o Complexo do Sesi em Blumenau por um terreno em Chapecó? Questionado pela coluna nesta semana, o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, foi taxativo sobre a possibilidade:
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
— Está descartada.
O deputado Ivan Naatz (PL) foi quem trouxe a possível permuta à tona, e o próprio governador Jorginho Melo (PL) fez coro à alternativa durante uma visita recente a Blumenau. A Fiesc até considerou a proposta, mas recuou.
Segundo Aguiar, a federação de fato está olhando para Chapecó, onde planeja investir em uma nova estrutura ligada à educação. O terreno em questão se somaria ao projeto, mas é muito maior do que o necessário.
Continua depois da publicidade
Haveria ainda um outro entrave, conforme o dirigente. O imóvel pertence à União e estaria cedido à Epagri, ligada ao governo do Estado – daí a alternativa ter surgido. A negociação na esfera federal tomaria um tempo que a Fiesc parece não estar disposta a perder.
O presidente da entidade não descarta completamente a possibilidade de uma permuta por alguma outra área. Mas o desejo mesmo é receber em dinheiro pelo Complexo do Sesi. Para viabilizar o negócio, acordado em R$ 31,3 milhões, Aguiar até admite facilitar as condições de pagamento.
O recurso da venda será reinvestido em Blumenau, reforça o líder empresarial. Um dos projetos em curso é a implantação de um novo instituto de tecnologia têxtil junto às atuais instalações do Senai, na Rua São Paulo.
Aliás
Aguiar esteve em Blumenau nesta semana. A agenda incluiu visitas à Premiersoft e à Philips, ambas do setor de tecnologia, e presença no jantar que celebrou os 70 anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simmmeb). Na passagem pela região, o dirigente foi ainda a empresas de Indaial e Pomerode.
Continua depois da publicidade
Leia também
Na Alemanha, prefeito tenta evitar que grande empresa deixe Blumenau
Blumenau intensifica força-tarefa por parceria entre Shein e Coteminas
A aposta da Almeida Júnior para viabilizar expansão de R$ 800 milhões em shoppings de SC
WEG se une à Petrobras em projeto milionário para geração de energia eólica
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp