A economia de Santa Catarina criou 17.829 novos empregos formais, com carteira assinada, em setembro, mostram dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O resultado equivale ao saldo entre contratações (124.105) e demissões (106.276) feitas no período.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O desempenho catarinense foi o melhor na região Sul e o quinto melhor para o mês entre todos os estados brasileiros, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro (veja na tabela abaixo). Em todo o país, foram quase 314 mil novos empregos gerados em setembro.
Todas as grandes atividades econômicas ficaram no azul no Estado no mês passado. O setor de serviços puxou a fila, com 7.359 novos postos de trabalho abertos em setembro – o equivalente a 41% do total. Indústria (4.549) e comércio (4.273) aparecem na sequência com resultados semelhantes. Construção (1.077) e agropecuária (571), com desempenho mais tímido, completam a relação.
Os números de setembro representam o quinto melhor resultado mensal do ano para Santa Catarina. Por outro lado, na comparação direta com agosto, quando o saldo foi de 20.222 novos postos de trabalho, houve desaceleração na geração de vagas.
Continua depois da publicidade
No acumulado do ano, Santa Catarina registra um saldo de 176.789 novos empregos com carteira assinada. É o terceiro melhor desempenho entre as unidades da federação, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No Estado, a indústria lidera o ranking, com 71.028 vagas, seguida de serviços (66.014), comércio (22.495), construção (16.009) e agropecuária (1.243).
Leia também
Fundo que investiu no Burger King vai acelerar expansão de empresa de Blumenau
Festival Brasileiro da Cerveja dentro da Vila Germânica ainda depende do “sim” da saúde
Calçadão Brueckheimer em Blumenau pode ganhar cobertura
Ponto do antigo Butiquin Wollstein em Blumenau dá lugar à cafeteria de rede gaúcha
Condomínio de luxo em Gaspar terá quase 30 mil m² de lagos artificiais
Projeto prevê restaurante em terreno com casa histórica no Centro de Blumenau
50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido