Salvo um imprevisto dos grandes – bata na madeira, caro leitor –, o Festival Brasileiro da Cerveja voltará ao calendário de Blumenau em 2022. Só falta definir o palco do maior evento do gênero no Brasil. É nos pavilhões da Vila Germânica que expositores e público sempre se encontraram para brindar a cultura cervejeira, mas a realização das festividades no complexo ainda depende do “sim” sanitário, embora já haja agenda reservada.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Por “sim” sanitário leia-se situação da pandemia em março do ano que vem. Embora a vacinação esteja avançada e eventos comecem aos poucos a serem retomados, não há 100% de certeza de que haverá segurança total para promover o festival nos moldes tradicionais, que pressupõem aglomeração de pessoas. É por isso que a Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) mapeia locais alternativos.
Como o colega Evandro de Assis já antecipou em setembro, há algumas opções em análise. A primeira seria fazer o festival na área externa da Vila Germânica, entre os estabelecimentos do Empório e ocupando uma das pistas da Rua Alberto Stein. O Complexo Esportivo do Sesi e o Vale Auto Shopping também são considerados. Recentemente, surgiu outra alternativa: a direção do Norte Shopping fez contato com a Ablutec disposta a conversar a respeito.
Segundo Develon da Rocha, presidente da entidade, a viabilidade do festival fora da Vila Germânica depende de outro “sim” – o dos cervejeiros. Havia a expectativa de uma reunião de representantes do setor sobre o assunto neste mês de outubro, mas ela deve acontecer em novembro. A organização tenta ganhar tempo.
Continua depois da publicidade
— O plano A é a Vila Germânica. Porém, a nossa preocupação são os protocolos que estarão em vigência em março e a saúde das pessoas — pondera Rocha, ao lembrar que definições eventualmente passarão por cumprimento de normas estabelecidas pelo governo do Estado e pela prefeitura.
O que já está definido é que o Concurso Brasileiro de Cervejas será na Vila Germânica, entre os dias 5 e 8 de março de 2022. A Ablutec abriu nesta semana as inscrições para a competição, uma das cinco maiores do mundo, que deverá ter quase o dobro de jurados no ano que vem – a expectativa é passar de cerca de 50 para 100.
No caso do Concurso, há “jurisprudência” tranquilizadora: com rigorosos protocolos sanitários e premiação a distância, a competição transcorreu sem problemas neste ano, mesmo em um cenário de início de imunização. Foram quase 500 cervejarias inscritas e mais de 3 mil amostras avaliadas.
Em relação à Feira Brasileira da Cerveja, o evento que fecha a tríada cervejeira, a situação é um pouco menos delicada do que a do Festival, considera Rocha. Como tem caráter de exposição de negócios, situação em que há protocolos já conhecidos e bem definidos, o risco de realizá-la na Vila Germânica, caso acontecesse hoje, seria menor.
Continua depois da publicidade
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Empresa de Blumenau é comprada por agência gaúcha de marketing digital
Calçadão Brueckheimer em Blumenau pode ganhar cobertura
Ponto do antigo Butiquin Wollstein em Blumenau dá lugar à cafeteria de rede gaúcha
Condomínio de luxo em Gaspar terá quase 30 mil m² de lagos artificiais
Empresa blumenauense de tecnologia PagueVeloz é comprada pela gigante Serasa
Projeto prevê restaurante em terreno com casa histórica no Centro de Blumenau
Mercado público de Blumenau será maior que o previsto e está orçado em R$ 25,3 milhões
50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido