Encerrado no último sábado (26), o Crea Summit, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC) em Balneário Camboriú, plantou a semente de um manual para a criação de cidades inteligentes em Santa Catarina. Sugestões colhidas em mais de 20 cidades do Estado agora serão repassadas a especialistas, e a ideia é consolidá-las em um documento único que ajude prefeituras na implantação de políticas públicas que mirem o desenvolvimento sustentável.
Continua depois da publicidade
— A gente quer fazer algo robusto, mas prático. É realmente um manual, com proposta, solução e como buscar o recurso — diz o presidente do Crea-SC, Carlos Kita Xavier.
O termo “cidade inteligente” engloba não apenas inovação e tecnologia, mas também mobilidade urbana, acessibilidade, segurança pública, saúde e educação, com racionalização de recursos e estímulo à eficiência de serviços e à qualidade de vida dos moradores.
Segundo Kita, a ideia é compilar essas propostas – elaboradas a partir do 15º Congresso Estadual de Profissionais – e finalizar esse documento feito a várias mãos até março do ano que vem, quando já está marcada a nova edição do Crea Summit – nos dias 27 e 28, em Balneário Camboriú. A programação será antecipada em 2026 porque o plano é apresentar esse material a políticos que vão disputar as eleições.
— Apesar de todo o vigor econômico de Santa Catarina, ainda temos desafios básicos — diz Kita, citando como alguns exemplos a infraestrutura e o saneamento básico.
Continua depois da publicidade
O Crea Summit 2025 teve 3,3 mil inscritos neste ano e contou com feiras e palestras de temas “quentes” no setor, como transformação digital, inteligência artificial, marketing, sustentabilidade e equidade de gênero. A lista de palestrantes contou com nomes como o de Ricardo Farias, o “Rei do Ovo”, fundador da Granja Faria, e Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente, entre outros.
Leia também
O novo projeto para recuperar o esquecido Edifício América em Blumenau
Quanto Blumenau espera arrecadar com novo programa de recuperação fiscal
CPI do Esgoto em Blumenau foge do circo
Tarifaço de Trump ao Brasil tem impacto direto em 130 das 295 cidades de SC

