nsc
nsc

La Niña

La Niña influência o clima na virada do ano em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
03/11/2021 - 10h33 - Atualizada em: 04/11/2021 - 21h47
pôr do sol, praia, Florianópolis, Santa Catarina
Santa Catarina tem redução dos volumes de chuva, sobretudo nesta época de transição da primavera para o verão (Foto: Tiago Ghizoni/NSC)

No final de outubro novamente tivemos uma reunião do Fórum Climático Catarinense. A discussão foi para elaborar a previsão de clima referente ao período de novembro deste ano até janeiro de 2022.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Influências do clima

Uma das principais influências será da consolidada La Niña. Para quem não lembra, isso é o resfriamento o oceano Pacífico bem na linha do Equador, entre a Indonésia e o Peru. Nesta região também há intensificação dos ventos chamados de Alísios. Quando essas alterações ocorrem temos mudanças no padrão do clima em diversas regiões do mundo.

Aqui em Santa Catarina há uma redução dos volumes de chuva, sobretudo nesta época de transição da primavera para o verão. Porém, isso ocorre especialmente na faixa Oeste. No entanto, justamente a influência do La Niña faz com que tenhamos uma quantidade de chuva maior do que o normal para a época do ano de massas de ar frio pelo oceano. Isso quer dizer que, para o litoral e áreas próximas, temos mais dias com umidade do mar avançando, ou seja, um pouco mais de chuva.

Outra influência será da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma região de nuvens carregadas que se formam nesta época do ano no Sudeste do Brasil. Porém, para os próximos meses, poderá em alguns momentos ajudar a trazer nuvens carregadas para o Norte de Santa Catarina.

> Joinville tem em 12h quase a chuva normal de outubro

Resumo da previsão climática
Resumo da previsão climática
(Foto: )

Previsão de chuva

Diante dessas influências, cada região do Estado tem uma condição prevista diferente. Chuva normal para períodos secos: Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Sul e Planalto.

Chuva normal para períodos chuvosos: Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis (boa parte do Litoral de SC).

> Seca em SC será causada por La Niña nos próximos meses; entenda

Previsão de temperatura

De uma maneira geral essas influências não mudam muito o comportamento das temperaturas dessa época do ano. Isso quer dizer que cada vez mais vamos ter sequência de temperaturas altas. 

Porém, destacamos que o fato de ter mais massas de ar frio no oceano fará com que períodos frio da Serra para o Litoral ainda ocorram, especialmente na Serra. Nesta região atenção para episódios de geada tardia.

Leia também

Cobra mais venenosa do Brasil foi capturada quatro vezes em 12 dias no Vale do Itajaí

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid?

Heterofobia existe? Entenda mais sobre o tema

Reações da segunda dose da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

FOTOS INCRÍVEIS: Florada dos girassóis em Joinville

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas