nsc
dc

DESABROCHAR

Quando começa a primavera em 2021

Inúmeros aromas e cores, mas nem tudo são flores

20/08/2021 - 12h50

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Parque de Joinville tem cerca de 15 mil girassóis durante o inverno e primavera
Parque de Joinville tem cerca de 15 mil girassóis durante o inverno e primavera
(Foto: )

A época mais colorida e florida do ano já tem data para começar. Os meses de setembro a dezembro devem impressionar com os aromas das flores e o clima agradável, principalmente em Santa Catarina, isso porque é quando começa a primavera. Entre os dias 22 de setembro e 21 de dezembro, as pessoas podem curtir a estação.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para algumas pessoa, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que são as principais características do período. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Quando começa a primavera em SC

Em Santa Catarina não seria diferente dos outros lugares do país, a primevera também começa no dia 22 de setembro. O início da estação marca mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas, que muitas vezes causam estragos em algumas cidades por serem mais intensas.

Nessa estação, o clima costuma ser mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

As chuvas, como já mencionadas, costumam ser frequentes nos fins de tarde ou no período noturno e intensificam-se com a chegada do verão. Por esse motivo também, muitas pessoas costumam dizer que durante a primavera o clima fica mais agradável.

Primavera: a estação das flores

A primavera também é o período onde muitas flores desabrocham. Isso acontece por alguns fatores, como o aumento gradativo das temperaturas (já que a primavera é a transição entre o inverno e o verão), e ao regime de chuvas, que se intensifica nesse período. 

> Saiba como plantar e cultivar as flores da primavera

Lista de flores que desabrocham na primavera

Girassóis

Hortênsias

Hibisco

Violeta

Dama-da-noite

Jasmim-estrela

Rosas

Orquídeas

Tulipas

> Entenda como funciona um eclipse lunar

Equinócio de primavera

Na primavera outro fenômeno bastante comum para o período é o equinócio. É ele quem marca o início da estação.

O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, quando ocorre o equinócio de primavera, o dia tem a mesma duração no hemisfério norte e no hemisfério sul.

O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de verão. Este é o período em que o hemisfério sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

FOTOS INCRÍVEIS: Florada dos girassóis em Joinville

Você também pode gostar de ver

Você também pode querer ler

Além da Festa das Flores: onde visitar jardins em SC

Chegada de sementes misteriosas em casas de SC despertam alerta das autoridades

Quando acaba o inverno de SC em 2021

Colunistas