nsc
nsc

Mudança

Governo de SC acerta ao liberar prática de esportes

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
28/04/2021 - 13h57
Esporte liberado com regras
Esporte liberado com regras (Foto: Nathan Neumann, BD)

O governo de Santa Catarina acerta ao liberar o esporte coletivo de lazer, ao ar livre, em todos os níveis de risco. A informação foi divulgada pelo colega Raphael Faraco nesta terça-feira (27). Esporte é solução, não é problema. Após mais de um ano da pandemia chega a ser surreal e até ridículo proibir a prática esportiva.

Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A atividade física aumenta a imunidade e previne para outras doenças. Além, claro, de preservar o equilíbrio emocional e a saúde mental. Desportista em casa é que fica doente.

Trata-se, portanto, de uma medida razoável e correta, de acordo com uma realidade que já existe. Estabelecer as normas e protocolos é uma sinalização positiva e que pode ser implementada com ajuda dos educadores físicos, acostumados à disciplina.

É evidente que há risco, não se pode ignorar. Mas, como disse o cardiologista e médico do esporte, Artur Herdy, “na balança e com equilíbrio, é pró sociedade”.

O risco existe no fato de que há contato físico e o vírus se transmite nessas interações sociais. As regras sanitárias, com controle de acesso, cadastros e rastreabilidade facilitam a operação.

O problema maior não está no esporte. O problema maior está nas festas clandestinas, encontros sociais em grandes grupos, como em churrascos e festinhas.

Um estudo americano e que foi publicado no British Journal of Sports Medicine e veiculado no Globo Esporte no último sábado (24), concluiu que pessoas sedentárias estão muito mais propensas a ter agravamentos da Covid-19, serem hospitalizadas e até morrerem do que pessoas fisicamente ativas. Ou seja, o exercício físico regular pode ajudar a proteger contra as formas mais graves da doença. O universo da pesquisa atingiu 48 440 pacientes.

É a voz da ciência.

Leia Mais:

Casal de idosos pedala quase 100 quilômetros para visitar os filhos em Gaspar; veja vídeo

Urupema amanhece com -5,3 °C e SC tem 2º dia seguido de temperaturas negativas; veja fotos

Redução de salário e jornada pode atingir 1,58 milhão de trabalhadores em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas