nsc
nsc

Saúde

Médicos do Sul de SC criticam contratação de cubanos: "Não se justifica"

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
05/08/2022 - 10h26
Médicos estrangeiros em Criciúma
Médicos estrangeiros em Criciúma (Foto: NSC Total)

O Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul) reagiu à iniciativa da prefeitura de Criciúma de contratar médicos cubanos para suprir a falta de profissionais. A entidade informa que são mais de 700 médicos na cidade, 100 são formados todo o ano no município e “não se justifica” a contratação de estrangeiros.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Há um déficit atual de 14 médicos na cidade e quatro médicos cubanos irão iniciar o atendimento na rede municipal na próxima semana.

A coluna informou nesta sexta-feira (5) que a prefeitura de Criciúma encaminhou um projeto de lei, já aprovado na Câmara de Vereadores, que permite a contratação de médicos estrangeiros com registro no CRM e o exame revalida.

Leia a nota do Simersul:

O Simersul manifesta seu descontentamento com a aprovação do Projeto de Lei Complementar do Executivo 36/2022, que possibilita a nomeação ou contratação de médicos estrangeiros para a rede municipal de saúde de Criciúma.

Criciúma conta atualmente com 768 médicos registrados no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina. Sendo ainda que, anualmente, são formados aproximadamente 100 novos médicos na cidade, não justificando assim a contratação de médicos estrangeiros.

Como entidade representativa da classe médica, o Simersul defende a realização de concurso público para atender a demanda de médicos efetivos na rede municipal, e destaca que inúmeras demandas precisam ser sanadas, para que os médicos se sintam atraídos a trabalhar na rede municipal de saúde.

A prefeitura de Criciúma se manifestou em nota:

Realizamos Concurso Público Edital Nº 024/2021, qual convocou mais de 100 (cem) profissionais de saúde entre as diversas categorias para a Secretaria Municipal de Saúde. Para os profissionais MÉDICOS no concurso publico Edital Nº 024/2021, tivemos um total de mais de 50 (cinquenta) inscritos sendo que apenas 13 (treze) candidatos foram aprovados alcançando média 4,0 (quatro), nota de corte do edital e apenas 4 (quatro) tomaram posse e estão em exercício profissional. Ainda foi encaminhado projeto de lei PLC-EXEC 29/2022, para alteração (aumento) do número de vagas para o cargo de Médico entre outros categorias, para assim publicar novo concurso publico que já esta em construção e analise pelos setores responsáveis.

Sobre as condições de trabalho com relação a estrutura física das ubs recentemente inauguramos novas unidade de saúde como também estamos reformando as unidades de saúde que estão com necessidade. Sobre insumos/materiais/exames/medicamentos o município não tem até o presente momento solicitação de melhorias ou mesmo aquisição de outros materiais pelos profissionais. Ainda não estamos com problemas de insumos para os atendimentos, apenas com relação a medicamentos que estamos com uma falta de determinados medicamentos por consequência do cenário nacional com a falta de matéria prima no mercado.

O plano de cargos e salários segue o estatuto do servidor publico municipal ainda lembramos que criamos uma gratificação por produtividade aos profissionais médicos, com valor de R$2.000,00.

Leia mais:

Novo Centro Histórico de Florianópolis terá menos asfalto e mais paralelepípedo; veja fotos

Praça dos "sonhos" em Florianópolis engavetada há 12 anos pode sair da maquete via parceria privada

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas