É impressionante o desenvolvimento de Pomerode, no Vale do Itajaí. A cidade mais alemã do Brasil é um exemplo para o país na área econômica, turística, serviços públicos de qualidade e de acolhimento aos novos moradores.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na primeira vez que fui à cidade, a Rota do Enxaimel ainda era de chão batido, de terra. Hoje, com lajotas, está um brinco. A infraestrutura alavanca o desenvolvimento com a atração de novos negócios: turismo rural, padarias, restaurantes, artesanatos e aventura se multiplicam no trajeto que concentra a maior quantidade de casas nesse modelo de construção fora da Alemanha.

Cenário completamente diferente da Rota do Vinho, em São Joaquim, na Serra, onde os turistas com reservas para o último final de semana foram desconvidados, pois não havia como chegar às vinícolas. Com as estradas inacabadas, estavam repletas de lama e inacessíveis.

Pomerode é eleita um dos destinos mais acolhedores do Sul do Brasil

Continua depois da publicidade

Segundo o Censo 2022, Pomerode saltou de 27.759 mil habitantes (2010) para 34.263 habitantes. O prefeito Ércio Kriek disse à coluna que cerca de 10% são novos moradores, que vieram das regiões norte e nordeste do Brasil.

– Nós precisamos destes trabalhadores, é muito bom para a cidade. Realizamos, inclusive, em junho, o primeiro Forró com Chope e foi um sucesso – afirmou.

Leia outros conteúdos de Renato Igor

Que Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, continue recebendo muito bem os novos moradores, plenamente integrados, felizes por conseguirem emprego, moradia digna e acesso à saúde e educação de qualidade. Tudo o que não encontravam em suas regiões.

Confira imagens de Pomerode:

Continua depois da publicidade

Leia também:

A tecnologia que pode prevenir e reduzir tragédias em SC

Valor do condomínio em Florianópolis dispara e supera Sul e Sudeste; veja bairros mais caros

O que muda nas três cidades de SC que recolhem pessoas em situação de rua após decisão do STF

Destaques do NSC Total