nsc
nsc

Longa espera

Transporte marítimo da Grande Florianópolis avança com estudo de batimetria

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
18/10/2021 - 12h04
Área para realização dos estudos de batimetria
Área para realização dos estudos de batimetria (Foto: SIE/Divulgação)

A Secretaria de Infraestrutura (SC) publicou um edital de pregão eletrônico de menor preço para contratar um estudo de batimetria para as baías norte e sul na Grande Florianópolis. A medida é essencial para a demarcação e sinalização das futuras hidrovias quando ocorrer a implementação do tão esperado transporte marítimo. O prazo de entrega das propostas começou no dia sete de outubro e o resultado será no dia 10 de novembro.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A região a ser executada o levantamento batimétrico tem área mínima de 38.000.000m² e compreende a região central das baías sul e norte, inclusive a área das pontes ilha-continente. O prazo total de execução do trabalho é de 90 dias. Os serviços incluem apoio topográfico, régua maregráfica, batimetria, relatórios e plantas, e plantas batimétricas.

O Estado trabalha em parceria com os técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no desenvolvimento do projeto de transporte marítimo na região. O BID já atestou a viabilidade econômica do negócio, inclusive com projeção da passagem de R$ 6,50. Até os barcos já estão selecionados e são de quatro tipos. A ideia foi apresentada em março às prefeituras de Florianópolis, Biguaçu e Palhoça, além de órgãos municipais, federais e entidades relacionadas ao transporte aquaviário.

O edital de concessão deve ser lançado em 2022. A ideia é ter a operação funcionando em 2024. Serão cinco rotas. As travessias entre Tijuquinhas (Biguaçu) e Canasvieiras; Biguaçu (mais ao centro) e o bairro Santo Antônio de Lisboa; São José e a região central de Florianópolis; Palhoça e o bairro Tapera; e a Beira Mar de São José com a Beira Mar Norte da Capital (onde será construída uma marina).

Leia Mais:

"Jabutis" nos projetos de reajuste de servidores em SC são motivo para atenção

Postos contrariam Fazenda e dizem que gasolina vai subir em SC

Supermercados cobram frigoríficos para redução do preço da carne em SC

SC tem 10 regiões metropolitanas que só existem no papel

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas