nsc
nsc

Saúde

Uso de máscara ao ar livre em SC deve ser liberado em novembro, projeta Estado

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
26/10/2021 - 05h32 - Atualizada em: 26/10/2021 - 05h37
Uso de máscara ainda é obrigatório em SC
Uso de máscara ainda é obrigatório em SC (Foto: Diorgenes Pandidi / NSC Total)

A projeção do secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro, é que o uso das máscaras ao ar livre seja liberado na primeira quinzena de novembro em Santa Catarina. A declaração foi ao programa CBN Total desta segunda-feira (25). Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Motta explicou que o estado tem atualmente 57% da população totalmente vacinada e que já se discute a flexibilização do uso da máscara nas áreas externas quando chegamos a 65% ou 70% de imunização completa. "No atual ritmo, chegaremos a isso na primeira quinzena de novembro”.

O assunto ganhou força nesta segunda-feira (25) após a decisão da prefeitura de Criciúma de flexibilizar o uso das máscaras para quem está em dia com a vacinação. A medida vale para áreas ao ar livre.

A medida foi criticada por Motta. “Nós temos uma Lei Federal e uma Lei de Santa Catarina. Como a cidade do Rio de Janeiro e Criciúma conseguiram fazer uma legislação própria, eu desconheço."

Na segunda-feira (25), segundo relatou em sua coluna o colega Raphael Faraco, o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, foi questionado no Bom Dia SC, da NSC TV, sobre o decreto da prefeitura de Criciúma que autoriza os vacinados a ficarem sem máscaras em locais abertos.

- A gestão em Santa Catarina é bipartite. Temos mantido um diálogo bem transparente com os municípios. E na última reunião, quinta passada, não discutimos isso. Além do que, há uma lei federal e um decreto estadual que determina o uso. Nós já desobrigamos a medição de temperatura e vamos avançar também em relação as máscaras no melhor momento, com segurança e com uma comunicação correta - disse Macário.

Ouça a entrevista com o secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro:

Leia Mais:

Vereador "lobisomem" faz vídeo em cemitério de Florianópolis e cobra contratos; veja

MDB dá recado a Moisés para focar na gestão e não antecipar eleições

Bolsonaro e Moisés: discursos diferentes com o mesmo objetivo

Moisés participa de evento com prefeitos em clima de campanha

Zara de Florianópolis terá que informar ao Procon se usou código para identificar clientes negros

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas