nsc
nsc

Saúde

Vereadora de Florianópolis quer derrubar o passaporte da vacina

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
29/10/2021 - 10h00
Passaporte da vacina em Florianópolis
Passaporte da vacina em Florianópolis (Foto: Gisele Pimenta/Folhapress)

A vereadora de Florianópolis Manu Vieira (Novo) apresentou, nesta quinta-feira (28), um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos do decreto do prefeito Gean Loureiro em que determina o passaporte da vacina (PV) a partir de 16 de novembro para eventos com mais de 500 pessoas. Segundo a parlamentar, que afirma não ser antivacina, o PV cria um ambiente de insegurança jurídica.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

“O passaporte da vacina cria um ambiente de insegurança jurídica e abre espaços para abusos na fiscalização. Faltou diálogo com as entidades”, afirma. É necessário maioria simples para aprovar o projeto. Nos bastidores, a informação é de que ele dificilmente irá avançar no legislativo municipal.

Manifestantes realizaram um protesto nesta quarta-feira (27) contra o passaporte da vacina. Cerca de 50 pessoas estavam com cartazes em frente ao prédio da prefeitura, no centro de Florianópolis.

O prefeito da Capital, Gean Loureiro, comentou sobre o protesto no Twitter e afirmou que o passaporte da vacina está mantido.

O passaporte será obrigatório em estabelecimentos e serviços que pertencem ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas. Já estrangeiros, que não possuem cadastro no SUS, poderão entrar nos estabelecimentos se apresentarem o comprovante de vacinação do seu país de origem.

Ainda de acordo com o decreto, locais, como restaurantes e hotéis com público abaixo de 500 pessoas, onde o passaporte não for obrigatório, poderão adotar a medida. Para isso, eles receberão o Selo Local Seguro, que será fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Os estabelecimentos também serão divulgados em uma lista no site da prefeitura.

Leia Mais:

Final da Libertadores provoca falta de carros para locação em SC

Uso de máscara ao ar livre em SC deve ser liberado em novembro, projeta Estado

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas