nsc
nsc

Educação

Volta às aulas em SC: municípios usam ciência seletiva

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
09/10/2020 - 10h05 - Atualizada em: 09/10/2020 - 10h32
Expectativa pela voltas às aulas presenciais em SC
Expectativa pela voltas às aulas presenciais em SC (Foto: Leo Munhoz, Banco de Dados, Diário Catarinense)

É incoerente a posição da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) ao se posicionar pela continuidade do ensino remoto até o final de 2020 e ser contra a volta presencial nas escolas. Sugere a Fecam “que se mantenha a modelagem de oferta não presencial até o final de 2020 para que se possa planejar o retorno com a responsabilidade e o cuidado necessário para os mais de 750 mil estudantes das redes municipais de ensino”.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

O curioso é que não houve essa mesma preocupação quando, no auge da pandemia, com contágio e mortes em ascensão, prefeituras e associações de municípios criticavam os decretos e portarias que limitavam diversas atividades. 

Na ocasião, os prefeitos, pressionados pelo setor produtivo ou por convicção, lutaram por flexibilizar as atividades mesmo indo de encontro à norma estadual e à própria narrativa científica.

Hoje, temos queda no número de casos e mortes em Santa Catarina, talvez a mais baixa ocupação hospitalar da história de Santa Catarina (56%). A liberação das atividades, no momento, e a continuidade delas, não surtiram grandes efeitos para aumento de casos. 

A última atualização da matriz de classificação de risco das regiões traz um pequeno revés na região da Foz do Rio Itajaí. O uso da ciência não pode ser seletivo, de acordo com as conveniências. Será que as eleições tem a ver com isso?

> SC tem 12 regiões com risco grave e quatro com risco alto para coronavírus

Estudo recente da consultoria empresarial americana McKinsey & Company, do dia 21 de setembro, aponta que a pandemia vai até o fim de 2021. Precisamos aprender a conviver com ela, com responsabilidade, respeito aos protocolos e com recuos quando necessário, como na Europa e Estados Unidos no momento. 

Leia também:

Escolas particulares vão precisar de autorização das prefeituras para retomar aulas presenciais

Escolas de Florianópolis terão autonomia para decidir sobre volta às aulas

Marcos Piangers: Um professor inspirador abre mentes, toca corações, muda histórias

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas