“Não foi do jeito que a gente queria, mas foi”, disse Dorival Jr, ao definir a conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo. Com Arrascaeta jogando no limite da sua condição física, Thiago Maia contundido durante o jogo entre outros problemas, o time carioca teve muitas dificuldades para ficar com o título, principalmente no segundo tempo da decisão contra o Corinthians, no Maracanã, na noite de quarta-feira (19).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As dificuldades foram tamanhas que o Flamengo não conseguiu garantir a vitória nos 90 minutos. A decisão foi para os pênaltis e o susto foi grande quando Felipe Luis, um dos mais experientes jogadores do elenco rubro-negro, perdeu a primeira cobrança.
A mística de que o goleiro Cássio é um grande pegador de pênaltis fez a torcida paulista vibrar no Maracanã. Daí para frente as cobranças foram muito bem colocadas, apenas o garoto Mateus Vital e o experiente Fagner erraram as cobranças. No final, Rodnei definiu para o Flamengo.
Rodnei
O lateral-direito Rodnei, com seu jeito de ser, aproveitou a oportunidade para dizer que suportou muitas criticas em sua passagem pelo Flamengo e soube esperar sua hora, que chegou com Dorival Jr. Foi dos mais importantes jogadores do elenco e teve a responsabilidade de cobrar o pênalti que deu o título ao Flamengo. Aliás, Rodnei, o herói flamenguista na decisão da Copa do Brasil, teve passagem pelo Avaí.
Continua depois da publicidade
Felipe Luis
O lateral-esquerdo Felipe Luis, natural de Jaraguá do Sul e cuja carreira começou no Figueirense, viveu momentos de muita tensão. Fez um grande jogo e perdeu o pênalti que poderia ter tirado o título do Flamengo.
O choro do garoto Mateus Vital, do Corinthians, no final das cobranças poderia ter sido de Felipe Luis, que depois mostrou tranquilidade ao falar da sua cobrança.
— Nunca tive medo de cobrar pênalti em qualquer circunstância.
A decisão
Um tempo de jogo para cada um. Pedro, que certamente vai à Copa do Mundo, fez o gol do Flamengo no primeiro tempo, em jogada de muita qualidade e bem trabalhada. No segundo tempo, Juliano marcou para o Corinthians, empatando em 1 a 1, o que levou a decisão aos pênaltis. A pressão do Timão era esperada por conta do resultado e do momento.
O melhor
Arrascaeta foi eleito o melhor jogador da Copa do Brasil, com atuações de gala, o que não aconteceu no último jogo, talvez até por ter atuado no sacrifício. Cássio foi eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil. Cano, do Fluminense, juntamente com Juliano, do Corinthians, foram os artilheiros.
Continua depois da publicidade
Cerveja no Catar pode chegar a R$ 60 reais durante a Copa do Mundo
Copa Libertadores
Agora, o Flamengo tem a decisão da Copa Libertadores em Guayaquil, no Equador, onde Flamengo e Atlético Paranaense vão se encontrar no fim do mês. Se voltar a conquistar o título, não há dúvidas de que o técnico Dorival Jr ganhará força em direção à Seleção Brasileira depois da Copa do Mundo, quando Tite deve entregar o cargo.
Na decisão da Libertadores, o Flamengo vai encontrar o time do técnico Felipão, penta campeão Mundial em 2002 e a sua famosa retranca.
O espetáculo
Nada mais lindo do que ver o Maracanã, templo sagrado do futebol, lotado em noite de brilho e muita festa. Infelizmente, nessas ocasiões os mais fanáticos de ambas as torcidas não entendem o futebol como festa do povo e que alguém tem de vencer. Confusões antes e depois da partida tiram um pouco do brilho da decisão.
Lisca Doido?
Pelos trabalhos da semana tudo indica que o técnico Lisca vai manter o esquema do jogo contra o Fluminense para enfrentar o Palmeiras, sábado (22), em São Paulo, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade
Contra o melhor time da competição, jogar sem marcação adequada será uma loucura difícil de acreditar. Três atacantes, sem o artilheiro Bissoli, com Renato de um lado, Natanael do outro e Pottker centralizado? E mais, Jean Pierri no meio com apenas Lucas Ventura e Bruno Silva marcando? Aí sim o homem voltou a ser o Lisca Doido mesmo. Melhor esperar.
Avaí ainda acredita em Lisca, e Figueirense candidato na Copa SC
Nossa realidade
Enquanto não vem a final da Libertadores da América, vamos de Copa SC, que tem grande importância para nossos clubes por conta da vaga à Copa do Brasil em 2023. O Figueirense ainda está indefinido, com jogadores voltando aos treinamentos depois de um período de recuperação no DM.
Após o confronto contra o Hercílio Luz, o favoritismo está sendo dado ao Figueirense. Terá de jogar e bem. O adversário tem sua tradição no futebol catarinense, mas não é o suficiente para ganhar jogo.
O mesmo vale para o Marcílio Dias, que vai encontrar um Carlos Renaux voltando ao futebol profissional e também como o Hercílio, bicampeão estadual. Vejo o Marcílio Dias com boas condições de passar.
Continua depois da publicidade
JEC altera calendário eleitoral e posse do novo presidente pode acontecer em outubro
Assista ao Em cima do lance
Leia também
Kleina lamenta rebaixamento iminente do Brusque: “Primeira vez que caio para a Série C”
Neymar diz em julgamento que assinava os documentos solicitados pelo pai