Inaugurado há quatro anos, o Centro Pop de Joinville, de atendimento de população em situação de rua, poderá mudar de lugar. Em balanço do início do mandato, com projeções de novas ações, o prefeito Adriano Silva alegou que a prefeitura está “revendo” o local da estrutura, instalado ao lado da rodoviária. A localização, conforme a prefeitura, faz com que outros municípios, deliberadamente, enviem as pessoas para buscar atendimento em Joinville. Adriano tratou de outros temas.
Continua depois da publicidade
> Joinville prepara força-tarefa de voluntários para ampliar enfrentamento ao Covid-19
> Com demanda por até 100 médicos, Joinville abre contratação emergencial
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Na administração municipal anterior, também havia queixas de que outras prefeituras incentivavam a vinda para Joinville por causa da existência do Centro Pop, não exatamente pela localização ao lado do terminal rodoviária. Na manifestação na Acij, o prefeito não chegou a citar prazos para eventual mudança.
Continua depois da publicidade
Neste momento, a Secretaria de Assistência Social está conversando com ONGs e entidades religiosas sobre o atendimento de moradores de rua, conforme o relato de Adriano. A meta seria oferecer serviços de forma mais adequada para sejam prestados dentro de instituições e não nas ruas. O objetivo é o trabalho em “conjunto”.
Também está nos planos fortalecer a estrutura de atendimento. A etapa seguinte será a retomada da campanha contra esmolas, para “ajudar de verdade” e direcionar os moradores de ruas para programas sociais municipais.
> Agravamento da pandemia leva Joinville a iniciar novas ações; força-tarefa está na lista
> Com uso de menos de 1% do lote, Joinville devolve parte de cloroquina recebida em 2020
