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BLOCO SUL

Com contrato assinado, o que vem agora na concessão dos aeroportos de Joinville e Navegantes

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Saavedra
Por Saavedra
22/10/2021 - 17h07
Aeroporto de Joinville faz parte do bloco Sul, leiloado em abril
Aeroporto de Joinville faz parte do bloco Sul, leiloado em abril (Foto: Arquivo AN)

O contrato de concessão do Bloco Sul, do qual fazem parte os aeroportos de Joinville e de Navegantes, foi assinado pela vencedora do leilão e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com portaria publicada nesta sexta-feira. A CCR foi vitoriosa no leilão de abril com a proposta de pagamento de outorga de R$ 2,1 bilhões. O prazo da concessão para a Concessionária do Bloco Sul (controlada pela CCR) é de 30 anos, em contrato com valor de R$ 7,4 bilhões. A solenidade para marcar a assinatura deve ser realizada no início de novembro.

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Além de Joinville e Navegantes, o Bloco Sul conta com os terminais de Curitiba, Londrina, Bacacheri, Foz do Iguaçu, Bagé, Uruguaiana e Pelotas. Todos os aeroportos são administrados até agora pela Infraero. Com a assinatura do contrato de concessão, a próxima etapa é a liberação da ordem de serviço. Em uma comparação, a autorização para o Bloco Norte (que faz parte da 6ª rodada de Concessões Aeroportuárias, junto com os blocos Sul e Central) saiu em um mês após a publicação do extrato do contrato.

Após a ordem de serviço, inicia o Plano de Transferência Operacional. A primeira fase é de preparação, com duração de pelo menos 80 dias. O estágio seguinte é o da operação assistida, com duração mínima de 45 ou 15 dias, dependendo do tamanho da movimentação de passageiros do aeroporto. 

Após essa etapa, a operação e administração passa a ser de responsabilidade exclusiva da concessionária. Dessa forma, em uma estimativa, os aeroportos do Bloco Sul devem ser administrados integralmente pela CCR a partir do final do primeiro trimestre de 2022.

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