nsc
an

Pandemia

Uma Joinville inteira morreu vítima do coronavírus em todo o Brasil

País ultrapassou a marca de 604 mil mortes pela doença, o equivalente a toda a população joinvilense, segundo estimativa do IBGE

22/10/2021 - 06h00 - Atualizada em: 25/10/2021 - 12h19

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vista área de Joinville
É como se toda a população joinvilense tivesse deixado de existir
(Foto: )

O Brasil atingiu a marca de 604.764 mortos por Covid-19 nesta quinta-feira (21), segundo dados do consórcio formado por veículos de imprensa. É como se todos os 604.708 moradores de Joinville tivessem morrido por causa da doença desde o início da pandemia e a cidade estivesse totalmente vazia.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em 15 de abril, o número de mortes já havia alcançando a marca próxima da população de Blumenau, de 362 mil. Em menos de três meses, alcançou a quantidade de moradores de Florianópolis. Agora, quatro meses depois, atinge o mesmo número de habitantes de Joinville.

Nos últimos meses, é como se cidades do Norte de Santa Catarina fossem inteiramente dizimadas. Desde agosto, por exemplo, foram 40 mil mortos por Covid no Brasil, mesma quantidade de moradores de Araquari.

E nos últimos cinco meses, o país somou 184 mil pessoas mortas em decorrência da Covid, mesma população de Jaraguá do Sul.

> Covid-19 deixa uma criança de 0 a 6 anos órfã por dia em SC

O número de casos confirmados também continua aumentando diariamente e chegou a 21.696.575 brasileiros diagnosticados com coronavírus nesta quinta-feira, segundo dados do consórcio.

A média móvel nos últimos sete dias foi de 12,1 mil novos casos por dia. É como se uma cidade como Balneário Barra do Sul ou Campo Alegre fosse diagnosticada com Covid no Brasil diariamente.

Média de mortes cai e vacinação tem avanço 

A média móvel de mortes no país está no patamar mais baixo desde novembro de 2020, após apresentar um pico de 3,1 mil por dia em abril deste ano. O índice tem reduzido aos poucos desde a metade do ano e chegou a 366 nesta quinta-feira. Já são dez dias consecutivos abaixo de 400 óbitos diários.

> Casos ativos, mortes, internações: indicadores mostram melhora do cenário da pandemia em SC

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, houve uma queda de 20% na variação de morte em comparação com a média de 14 dias atrás. E um dos principais motoivos tem sido o avanço da vacinação em todo o país.

De acordo com os dados do consórcio, atualizados na quinta-feira, 152 milhões de pessoas tomaram a primeira dose no Brasil, o que representa 71,5% da população. Destes, 108 milhões (50,6%) estão com o esquema vacinal completo e 5,6 milhões (2,63%) receberam a dose de reforço.

Leia também:

Em Joinville, 8,2 mil de 30 mil pessoas aptas procuraram dose de reforço contra Covid

Secretaria de Saúde de Joinville espera por maior procura pela dose de reforço contra Covid

Joinville adota modelo espontâneo de vacinação contra a Covid; entenda como vai funcionar

Passaporte da vacina divide opinião dos deputados federais de SC; veja o que pensam

Mais de 423 mil pessoas não tomaram 2ª dose da vacina da Covid em SC

Colunistas