A situação do Morro dos Cavalos está sendo utilizada para buscar uma solução para o canal do Linguado já na revisão do projeto de duplicação da BR-280, perto de ser contratado: o temor é que se não for providenciada logo uma solução para a travessia no canal, futuramente será preciso recorrer a paliativos, como a faixa sobre o acostamento construída no entorno do morro na BR-101, no passado. “Queremos evitar isso, queremos uma solução que seja equilibrada, longeva e resiliente”, afirmou o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson de Andrade, em reunião sobre rodovias federais, realizada na Fiesc na semana passada. A definição do Linguado também quer evitar que a duplicação avance e o canal acabe se transformando em um gargalo para o trânsito.

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A providência tomada pelo DNIT/SC é incluir o canal do Linguado na revisão do projeto do lote 1 da duplicação da BR-280, entre Araquari e São Francisco do Sul. Em 2010, o departamento elaborou projeto básico para a construção de ponte sobre o Linguado, mas não incluiu a estrutura no projeto de duplicação. As obras no lote 1 começaram em 2014 e, em 2019, o DNIT propôs o alargamento do aterro sobre o Linguado, para construção das pistas da duplicação.

Confira imagens do canal do Linguado

No entanto, o licenciamento foi suspenso e recomeçaram as tratativas com o Ibama e MPF sobre uma solução consensual para o Linguado. Neste momento, estudo com sugestão de reabertura parcial e construção de pontes, elaborado pela Univali, está sendo usado como diretriz – mas não há decisão se o levantamento será necessariamente será atendido, de forma parcial ou integral.

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O DNIT mantém as conversas com Ibama e MPF e quer agora que o novo projeto – o antigo foi considerado defasado – indique o deve ser feito no Linguado. A busca é também de solução de consenso com os demais órgãos, para evitar uma situação como da “quarta faixa do Morro dos Cavalos”, conforme o superintendente Alysson. O temor que é a duplicação da BR-280 avance e, sem nada for feito no Linguado, se forme um gargalo no local.

O novo projeto deve ser contratado no segundo semestre. As obras no lote 1 estão paradas desde o final de 2022. Neste ano, devem ser retomadas em dois trechos, onde já houve execução de trabalhos. O novo projeto, com o Linguado, é para os demais segmentos do lote.

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