As obras de dragagem do canal externo da baía da Babitonga, com aproveitamento da areia removida do fundo do mar no alargamento de praias em Itapoá, têm estimativa de início em novembro. As propostas da concorrência serão abertas no início de julho e a empresa vencedora terá três meses para elaborar o projeto executivo, conforme previsão contratual. A projeção de início dos trabalhos ainda em 2025, foi apresentada pelo presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, em reunião na Fiesc. A licitação foi lançada pelo porto em março. No encontro, o dirigente apresentou informações sobre o desempenho do porto e os planos de investimentos. O futuro da BR-280 esteve em discussão.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A dragagem do canal externo, usado para acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá vai remover mais de 12 milhões de metros cúbicos. Com essa intervenção, com prazo de dez meses para ser executada, o calado vai passar de 14 para 16 metros. Além disso, o canal será alargado, aumentando de 160 para 260 metros.
O aprofundamento do canal vai permitir a movimentação de cargueiros de maior porte, com até 366 metros de comprimento. O edital tem valor máximo de R$ 324 milhões, com custo a ser bancado pelo Porto Itapoá, com ressarcimento futuro pelo Porto de São Francisco do Sul por meio de tarifas portuárias. A modelagem financeira é inédita no País.
Em torno de 6,4 milhões de metros cúbicos a serem removidos com a dragagem serão levados para a recomposição da orla nas praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar. Será a primeira vez em que os sedimentos removidos em operação portuária será usada em faixa costeira. A prefeitura de Itapoá considera a obra o maior alargamento licenciado no País.
Qual o futuro do lote mais “crítico” de duplicação no Norte de SC
Continua depois da publicidade
Lote da nova rodovia litorânea de SC, com 55 km e túnel duplo, aguarda edital para projeto
Trapiche com cais flutuante em baía em SC tem aval e fica mais perto de se instalado
Definição de quais obras vão entrar no acordo dos royalties entre SC e PR terá mediação do STF
Ponte “curva” de quase 200 metros em SC terá nova travessia em acesso















