Na solenidade de sanção da lei de revisão do Plano Diretor de Joinville, o prefeito Adriano Silva defendeu a maior liberação na legislação para construções nos bairros e as áreas de expansão urbana. Para ele, Joinville tem dezenas de “centros” (referência às áreas centrais de bairros residenciais) “Temos que permitir os bairros crescerem”, afirmou Adriano. O prefeito também fez a defesa das áreas de expansão urbana, uma estratégia para ampliação de investimentos.

Continua depois da publicidade

> Após “maior votação” em 2018, eleição presidencial tem expectativa em Joinville

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A citação dos “centros” pelo prefeito é uma abordagem sobre o adensamento da população. “Se um bairro está em crescimento e já conta com infraestrutura, por que não permitir a verticalização (imóveis mais altos)?”, aponta Adriano, como exemplo. A revisão da Lei de Ordenamento Territorial está nos planos da prefeitura. Em relação às áreas de expansão urbana (AEU), o entendimento é de que podem permitir mais investimentos em residências e atividades econômicas.

O prefeito cita que há infraestrutura em bairros vizinhos às futuras AEUs. O pagamento da outorga pelos empreendedores (necessária para a mudança do uso rural para o urbano) poderá ser uma fonte de recursos para os investimentos públicos nas áreas de expansão. A revisão do Plano Diretor prevê ampliação do perímetro urbano em 7,7 mil hectares (36% a mais em relação ao atual), na maior parte por meio de AEUs.

Continua depois da publicidade

Com a sanção da revisão do Plano Diretor, a próxima etapa será a aprovação das leis de regulamentação das AEUs, cujos projetos serão enviados para a Câmara a partir de 2023, após avaliação pelo Conselho da Cidade. Para a criação de leis específicas para todas as áreas de expansão, ainda vão levar anos.

> Duas décadas após compra, Cidadela de Joinville terá remoção de materiais sem uso

> Governo federal reconhece emergência em Joinville por chuva de agosto

> Criação de empregos em Joinville tem liderança na faixa até 24 anos

> Boletim aponta Joinville sem nenhum paciente em UTI com Covid

> Decisão judicial suspende obras em estrada no Norte de SC

> Expansão urbana de 2,6 mil hectares na zona Sul voltará à pauta em Joinville

Destaques do NSC Total