A Secretaria de Saúde de Joinville abriu nesta segunda-feira processo seletivo para a contratação emergencial de médicos para atendimento de pacientes com coronavírus. A meta da secretaria é contratar imediatamente pelo menos 20 profissionais, sendo dez deles para atuação no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt – a cessão de médicos para o hospital estadual seria uma forma de colaborar para permitir a ativação de mais 10 leitos de UTIs para Covid-19. Hoje, o estabelecimento tem 20 vagas.

Continua depois da publicidade

> Novos decretos de Joinville sobre coronavírus terão duração ampliada

> Enfrentamento do coronavírus abre transição em Joinville nesta segunda

> Após avanço nas internações, Joinville ativa mais leitos de UTI para coronavírus

No edital aberto nesta segunda-feira, com vagas para médicos plantonistas (cirurgia geral, intensivistas e clínica médica) e psiquiatras, a secretaria cita a dificuldade de preenchimento de vagas em processos seletivos anteriores. A alegação para a contratação emergencial é o agravamento da pandemia em Joinville, com aumento nas internações hospitalares.

Continua depois da publicidade

Além da colaboração para a ampliação no Regional, serão reabertos mais dez leitos exclusivos de UIT para Covid-19 no Hospital Bethesda e a expansão de vagas no Hospital São José vai continuar. Joinville tem 95 leitos de UTI nas redes pública e privada neste momento, com ocupação de 87% (inclui quem espera resultado de diagnósticos e internados com suspeita que tiveram teste negativo depois). No pico da pandemia na cidade, em agosto, Joinville chegou a contar com 153 leitos de UTI.