Mais uma vez, a previsão de recursos no orçamento do governo federal será insuficiente para a retomada das obras do contorno ferroviário de Joinville. Pelo projeto da proposta orçamentária para 2026, enviada ao Congresso na sexta, o novo ramal tem reserva da R$ 1,5 milhão. O recurso é baixo demais para permitir o reinício de obra com custo superior a R$ 500 milhões. O valor inicial pode ser ampliado até a votação do orçamento, situação que não ocorreu em anos anteriores.
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Ferrovia cruza área urbana de Joinville
Outra possibilidade, remota, é de inclusão do contorno na renovação da concessão da Malha Sul – o atual contrato se encerra em 2027. No ano que vem, completam-se 15 anos da paralisação das obras. A situação é semelhante do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, também parado desde 2011.
O contorno ferroviário é um novo ramal para tirar a passagem dos trens de cargas da área urbana de Joinville. As obras foram iniciadas em 2009 e pararam em 2011, para revisão do projeto. Nesse intervalo, o traçado teve de ser refeito por causa do crescimento urbano de Araquari, na região do Itinga. O novo trecho (Variante Araquari) tem 4,3 km e em fase final de licitação. No total, o contorno tem 17 km.
O contorno de Joinville, que continuará sendo usado para o transporte de cargas para o Porto de São Francisco do Sul, terá pontes e viadutos, além de pátio ferroviário. A revisão do projeto foi determinada no início da década passada após a ocorrência de “solos moles”. Não houve como ampliar o contrato e a decisão foi pela rescisão. Por isso, a necessidade de nova licitação.
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