As regras sugeridas para o IPTU nas áreas de expansão urbana de Joinville chegaram por meio de projeto à Câmara de Vereadores. A proposta apresentada pela prefeitura nesta semana indica como e quando será feita a aplicação nos imóveis que passam a fazer parte do perímetro urbano, deixando o status de rurais. A questão ganhou mais importância após a regulamentação da área de expansão urbana Proteção da Paisagem Campestre (Vale Verde), com 4,5 mil hectares, equivalente a 21% do perímetro urbano. Outra expansão de grande porte, a Sul, com 3,2 mil hectares, está perto de ser regulamentada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A principal regra da proposta da prefeitura é o enquadramento dos imóveis das expansões urbanas na faixa ZR, a de menor valor entre as 21 faixas do IPTU em Joinville. O imóvel permanece nessa faixa até que venha a solicitar outorga, que será o momento no qual o dono vai pretender outro uso para o imóvel, como instalar loteamento ou empresa, por exemplo.

Confira imagens da expansão Proteção da Paisagem Campestre

Outra norma importante da proposta da prefeitura é de que os imóveis enquadrados na faixa ZR, terão dois anos de alíquota zero a partir do início da vigência da regulamentação da expansão urbana. Dessa forma, o IPTU só passa a “valer” depois desse período. Com o novo uso do imóvel, “pós-outorga”, o cálculo do IPTU muda, sendo adotado o valor médio (VM) do zoneamento no entorno. Ou seja, será valor semelhante ao que é pago pelos vizinhos. O VM é o ponto de partida para a definição do tributo; a metragem da área, a atividade desenvolvida, se residencial ou comercial, também entram no cálculo, entre outros fatores.

Base cartográfica

O projeto da prefeitura impõe prazo de dois anos para que a base cartográfica, que traz informações sobre as características dos imóveis, seja atualizada – o município contratou esse serviço recentemente, com trabalho iniciado em expansões urbanas. A aplicação do IPTU em regiões que deixam de ser rurais e passam ser urbanas foi um dos temas mais discutidos no momento de regulamentação da AEU Proteção da Paisagem Campestre, no ano passado.

Continua depois da publicidade

Proposta para futuro da concessão da BR-101 Norte chega ao TCU; prorrogação prevê R$ 9,2 bilhões

Projeto para nova ferrovia bilionária em SC, com custo maior do que a Via Mar, tem mais prazo

Trecho de rodovia em SC com filas deveria estar duplicado há seis anos

Como serão usadas 76 mil toneladas de concreto em construção de ponte em SC

Reforma de ginásio em Joinville tem estimativa de custo; fachada terá novo layout

Joinville tem nova proposta de criação de bairro

Estudo para ponte de 1,2 mil metros sobre o mar em SC tem largada