Sem surpresa, Joinville e região permanecem em risco “gravíssimo” na matriz de risco do governo do Estado, atualizada nesta quarta-feira. Todas as 16 regionais de saúde estão na situação de maior gravidade na classificação. Em comparação com a matriz da semana passada, a pontuação da região Nordeste piorou, passando de 3,75 para 3,87, em escala até 4. A região completou um mês em situação “gravíssima”.
Continua depois da publicidade
> Dezembro já é o mês com mais novos casos de coronavírus em Joinville desde o início da pandemia
> Joinville teve 1,2 mil profissionais da saúde afastados por causa do coronavírus
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A permanência em situação “gravíssima” não surpreende porque a pontuação da última sexta-feira estava elevada demais para recuar para “grave” (no máximo, 3 pontos) em intervalo tão curto de tempo. A Secretaria de Saúde de Joinville tem estimativa de que o grau de risco se manterá até o início de fevereiro.
Continua depois da publicidade
A regional Nordeste se mantém com pontuação mais alta nos indicadores de novos casos e casos ativos, ocupação de leitos de UTI e proporção de casos suspeitos confirmados após exames. O critério “sentinela” teve elevação, ainda que não tenha atingido o topo na classificação de risco. O indicador faz o monitoramento da mortalidade por causa da Covid-19.