A Fiesc, por meio do Sesi, deu passo importante para a instalação do novo complexo de educação em Joinville: foi lançado o edital para a construção das edificações no terreno do antigo Moinho Joinville. O valor máximo da concorrência é de R$ 81,6 milhões. A estimativa de início das obras no terreno no Bucarein, comprado em 2018 pela Fiesc, é para o final do primeiro trimestre. O restauro do Moinho continua nos planos, mas não está previsto no atual edital. 

Continua depois da publicidade

> Fiesc detalha projeto para complexo no Moinho Joinville; confira imagens

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O prazo de execução das obras é de 420 dias, ou seja, serão entregues em meados de 2023. Os investimentos vão passar de R$ 100 milhões nessa etapa do empreendimento. As aulas no complexo, com oferta desde o ensino básico até o ensino superior, incluindo cursos profissionalizantes, vão começar em 2024, com 2,7 mil estudantes na primeira etapa.

Neste momento, está sendo feita a demolição dos antigos anexos e galpões no terreno de 53 mil metros quadrados. O prédio do Moinho será mantido. Será nesse espaço que serão construídos os blocos e instalados os demais equipamentos. Também estão previstos espaços de convivência.

Continua depois da publicidade

A restauração do Moinho Joinville não faz parte do edital lançado agora, mas a reforma está no planejamento da Fiesc. A intenção é fechar uma parceria com a iniciativa privada para a obra. A construção é tombada pelo patrimônio histórico e, após a reforma, será utilizado como Museu da Indústria, entre outras funções, ainda a serem definidas.

> Prefeitura de Joinville abre processo administrativo sobre uso de ônibus em fretamento “extra”

> Adriano responde aos “discursos inflamados” sobre reajuste do IPTU de Joinville

> Rejane Gambin vai assumir prefeitura de Joinville por duas semanas

> Definição de obras de empréstimo de Joinville também “depende” do Estado