O edital para contratação dos serviços de fiscalização das obras de dragagem do canal externo da baía da Babitonga foi lançado nesta semana pelo Porto de São Francisco do Sul. O valor máximo da licitação é perto de R$ 12 milhões. Já a concorrência para a dragagem está em andamento desde março e terá análise das propostas em junho.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Além do aprofundamento do canal utilizado para acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, as obras terão alargamento da orla de praias em Itapoá, com uso de parte dos sedimentos removidos com a dragagem. O valor máximo dessa contratação é de R$ 324 milhões. Essas obras terão duração de dez meses, a partir da ordem de serviço.
Confira imagens
O serviço de fiscalização vai acompanhar todas as etapas das obras que vão aumentar o calado do canal, permitindo o acesso de cargueiros de maior porte, além de recuperação da orla de praias em Itapoá. São 12,8 milhões de metros cúbicos a serem dragados, com mais de 6 milhões a serem usados no alargamento de três praias em Itapoá. O calado do canal passará de 14 para 16 metros. A suavização da curva do canal também está prevista.
A contratação da supervisão prevê também elaboração de novo projeto sinalização náutica do complexo portuário de São Francisco do Sul – os equipamentos já foram comprados. O trabalho vai acompanhar o alargamento das praias, previsto para enfrentamento da erosão costeira, por mais tempo após a conclusão, como forma de verificar a estabilização. A dragagem também terá monitoramento por mais meses após o término da retirada dos sedimentos.
Continua depois da publicidade
Expansão urbana Sul teve manifestação de entidade empresarial em Joinville
Ponte sobre o mar entra em demandas de região de SC ao Estado; confira lista com dez obras
Como obra em ferrovia “participou” da construção de anexo de museu inaugurado em SC
Quando começam as obras da construção de ponte “curva”, com quase 200 metros, em SC
Nova expansão urbana em Joinville, com polo intermodal, está mais perto de ser regulamentada
Como está a preparação para futuro porto na cidade que mais cresce em SC
Qual a altura da ponte a ser projetada sobre o canal do Linguado, em SC

















