nsc
    nsc

    Análise

    Eleições 2020 em Florianópolis: entenda a disputa pela prefeitura da Capital

    Compartilhe

    Upiara
    Por Upiara Boschi
    24/10/2020 - 06h00
    Os 10 candidatos à prefeitura da Capital
    Os 10 candidatos à prefeitura da Capital (Foto: Reprodução)

    Nas eleições municipais em 2020, 10 candidatos disputam a prefeitura de Florianópolis e o voto dos 357 mil eleitores cadastrados, no segundo maior número de Santa Catarina. Movidos seja pela importância de administrar a Capital do Estado, pela conquista de um novo mandato no Executivo ou pelo desejo de renovar a administração pública, os candidatos devem enfrentar uma disputa acirrada e repleta de peculiaridades. 

    Em recente pesquisa encomendada pela NSC Comunicação, através do Ibope, o atual prefeito, Gean Loureiro (DEM) está isolado na disputa conforme o cenário da pesquisa, seguido por um empate técnico no limite da margem de erro entre os candidatos Ângela Amin (Progressistas), Pedrão Silvestre (PL) e Elson Pereira (PSOL). Mas ainda há incerteza sobre a vitória no primero turno e os outros candidatos brigam pela suposta vaga em um segundo turno da votação.

    A pesquisa Ibope para prefeitura de Florianópolis foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro e entrevistou 602 pessoas na Capital. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

    > Eleições 2020: veja as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis

    Para entender qual é o cenário da disputa pelo cargo de prefeito de Florianópolis, é importante compreender a situação política de cada candidato e quais deles devem garantir a centralidade da votação. Por isso, preaparamos uma análise especial, em vídeo, para debater e apresentar as candidaturas à prefeitura da Capital. 

    Confira a análise dos candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020

    > Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020

    > Confira as pesquisas em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville

    O que muda nas eleições 2020?

    Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

    Como saber onde votar?

    O eleitor pode consultar on-line o local de votação, através de ferramenta do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do aplicativo e-Título. A ferramenta permite consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

    Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. Confira o passo a passo para consultar o local de votação.

    > SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020

    Como consultar o título de eleitor?

    No site do TSE, a pagina inicial traz a opção 'titulo eleitoral' na área 'serviço ao eleitor'. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.

    Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar. Acesse o passo a passo para consultar o título de eleitor e a situação eleitoral.

    Candidatos a vereador apostam em nomes esquisitos para ganhar votos

    As eleições deste ano em Santa Catarina terão nas disputas nomes importantes da política e do cenário internacional: Maduro, Donald Trump, Nixon e até Osama participarão do pleito e tentarão se tornar vereadores para o próximo mandato com diferentes partidos políticos.

    Entre os apelidos (no mínimo) curiosos utilizados por candidatos, estão desde funções exercidas, instituições e alcunhas “carinhosas” — até algumas que remetem a personagens como esses citados acima. Confira aqui a lista completa de nomes esquisitos dos candidatos a vereador em SC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas