nsc
nsc

aplicativos

5 aplicativos para te ajudar a organizar os estudos

Conheça as ferramentas que garantem mais produtividade nos momentos de aprendizado

02/03/2022 - 13h00

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Aplicativos para estudos
Aplicativos para estudos
(Foto: )

Para garantir maior produtividade durante os estudos é preciso organização. Para isso, existem aplicativos que são voltados inteiramente para a organização da rotina dos estudantes. Além de auxiliarem na criação de diferentes cronogramas de aprendizado, eles também apresentam outras funções que agregam dinâmica e interatividade ao dia a dia de vestibulandos e concurseiros.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Benefícios dos aplicativos

O professor de tecnologia Tiago Monticelli comenta que o principal benefício dessas ferramentas é o desenvolvimento de uma rotina de aprendizado produtiva. “São aplicativos que auxiliam na criação de uma dinâmica eficiente, o que otimiza o tempo e ajuda o estudante a manter o foco, garantindo sucesso nos estudos”, complementa.

> Normas ABNT no Word: veja como formatar o seu trabalho

Cuidados essenciais

Para Tiago Monticelli, alguns cuidados são necessários antes de instalar os aplicativos. “É muito importante estabelecer algumas metas e objetivos de estudos antes da instalação. Também é preciso pesquisar mais sobre as funcionalidades de cada aplicativo e verificar se ele atende o seu planejamento”, esclarece.

> Aprenda a usar a vírgula corretamente de forma simples

Principais aplicativos

Há inúmeros aplicativos para a organização da rotina de estudos. Por isso, a seguir, conheça alguns deles e confira qual é mais indicado para a sua necessidade.

  • Easy Study

Disponível para Android e iOS, o aplicativo apresenta funções que ajudam a criar cronogramas de aprendizado para diversos objetivos, como Enem, concursos públicos, entre outros. Além disso, permite ao usuário cronometrar o tempo de estudo para cada matéria.

  • Agenda do Estudante Pro

Disponível somente para Android, esse aplicativo funciona como uma lista de tarefas, no qual os estudantes podem registrar lembretes de atividades e suas rotinas de estudos. Ele também tem um sistema de notificações, o que ajuda os usuários a não se esquecerem das tarefas.

  • Clearfocus

É um aplicativo de gerenciamento de tempo. Com ele, o usuário consegue cronometrar o tempo que irá estudar cada disciplina, bem como o período de pausa para descanso. Ele está disponível para Android e iOS.

> Palavras que mais geram dúvidas ao escrever

  • Todoist

Esse aplicativo funciona como um gerenciador de tarefas, com funções que ajudam a planejar um cronograma para diferentes tipos de metas, atividades e compromissos. Ele está disponível para Android, iOS e Windows.

  • Focus To-Do

Disponível para Android, iOS, e Windows, o Focus To-Do tem funções baseadas no método pomodoro (método de gerenciamento de tempo), em que apresenta um cronômetro que divide a realização de cada tarefa em 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso.

> Redação: aprenda a vencer o bloqueio na escrita

Semelhanças e diferenças entre os aplicativos

O professor de tecnologia Tiago Monticelli explica que a semelhança entre esses aplicativos é que todos eles auxiliam os estudantes (sejam eles concurseiros, vestibulandos ou alunos do ensino médio) na organização das atividades e no aumento da produtividade dos estudos.

Em relação às diferenças, Tiago Monticelli esclarece que a principal delas está ligada às especialidades de cada aplicativo. Por exemplo, o Easy Study e o Todoist são focados na criação de cronogramas de estudos e atividades.

Já o ClearFocus e o Focus To-Do são voltados para a cronometragem do tempo de estudo. Além disso, também há diferença na interface dos apps (estruturação dos elementos visuais, como fonte, layout e esquema de cores).

*Por Agnes Faria

Leia também

Aprenda sobre regência verbal e nominal

Conheça os benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Redação nota 10: veja dicas para melhorar o seu texto

Colunistas