Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos, derrotando Donald Trump, conforme noticiou a imprensa norte-americana neste sábado (7). A vitória marca uma virada histórica para os Estados Unidos e o mundo. 

Continua depois da publicidade

> Saiba tudo sobre a vitória de Joe Biden nos EUA

Após quatro dias de suspense, o candidato democrata e ex-vice-presidente de Barack Obama venceu com 273 delegados, graças a uma vitória no importante estado da Pensilvânia, de acordo com a CNN, NBC e CBS.

> “Estão tentando roubar a eleição”, diz Trump, sem apresentar provas

Ele se tornará o 46º presidente dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Candidato à reeleição, Trump cumpriu o que havia prometido no começo da semana de pedir a recontagem dos votos na justiça.

> Internautas viralizam ‘previsão’ de Simpsons sobre resultado das eleições nos EUA

Antes mesmo de haver um resultado final, o republicano se declarou vencedor da eleição e disse que iria à Suprema Corte para interromper a contagem de votos — com o temor de que aqueles enviados por correio, de maioria democrata, virassem o jogo em estados-chave, como de fato aconteceu.

Trump entrou com ações judiciais em Geórgia, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. Obteve vitória parcial na Pensilvânia e três derrotas, uma da quais também na Pensilvânia, e as outras em Geórgia e Michigan.Os EUA viveram uma situação que não era registrada desde a eleição de 2000, uma disputa em que os resultados foram conhecidos poucas horas depois do fechamento das urnas, como é habitual.

> Bolsonaro reafirma torcida por Trump nas eleições dos EUA

Acompanhe a apuração das eleições nos EUA em tempo real

Começo da votação nos EUA

A votação nos Estados Unidos começou nessa terça-feira (3), com urnas abertas em 25 estados do país. Os primeiros que iniciaram foram os 11 estados da região Leste, que abriram os locais de votação às 6h do fuso-horário EST (às 8h de Brasília). Em Vermont, algumas regiões deram largada ao pleito ainda antes, às 5h (7h de Brasília).

Continua depois da publicidade

Nova York, Nova Jersey, Carolina do Norte e Carolina do Sul, Geórgia, Connecticut e Flórida são outros exemplos de estados onde a votação começou cedo. 

Tanto Donald Trump, candidato à reeleição, como seu rival, o democrata Joe Biden, votaram antecipadamente.

Os primeiros resultados começaram a sair por volta das 21h dessa terça pelo horário de Brasília. Se a disputa for muito acirrada, o resultado definitivo pode levar dias.

> Eleições em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação

Eleitores da Florida acompanham a apuração nos EUA
Eleitores da Florida acompanham a apuração nos EUA (Foto: OLIVIER DOULIERY / AFP)

Trump e Biden pedem para cidadãos votarem

O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden se manifestaram nas redes sociais pedindo que os americanos fossem às urnas. Ambos usaram o Twitter. Biden escreveu: “É dia de eleição. Vá votar, América!”. Já Trump disse: “Vote! Vote! Vote!”.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Declarações de Trump sobre eleições mantêm Twitter e Facebook em alerta

Em pesquisa, brasileiros avaliam EUA melhor que os americanos

Glenn Greenwald acusa Intercept de censura e anuncia saída do site

Jim Carrey rouba a cena no “Saturday Night Live” com imitação de Biden

> Trump volta a questionar apuração, e Biden quer contar “cada voto”

*Com informações da Folhapress e AFP

Destaques do NSC Total