Mais um episódio de desrespeito às regras contra o coronavírus foi flagrado no Litoral de Santa Catarina na noite dessa quarta-feira (30). Sem máscaras e nenhum cuidado, veranistas causaram uma grande aglomeração nas ruas da praia da Ferrugem, em Garopaba. A Polícia Militar, responsável por fiscalizar o cumprimento das regras, precisou dispersar a população.

Continua depois da publicidade

> Quem vai pagar pelas baladas da insanidade em Santa Catarina?

> SC libera praias com uso obrigatório de máscara; veja as regras

Imagens feitas em Ferrugem, mostram as pessoas interagindo em grandes grupos sobre as calçadas e tomando as ruas, em frente aos estabelecimentos comerciais, que fecham a partir das 2h, conforme determina o decreto municipal. Ninguém cumpre o distanciamento mínimo exigido. 

Imagens mostram aglomeração na praia da Ferrugem, em Garopaba
Imagens mostram aglomeração na praia da Ferrugem, em Garopaba (Foto: Divulgação)

Comandante da Polícia Militar de Garopaba, capitão Israel Nascimento Damázio, todas as aglomerações foram dispersadas de forma tranquila e sem tumultos.

Continua depois da publicidade

> Vacinado contra Covid-19, catarinense que mora nos Emirados Árabes relata experiência: “Bem tranquilo”

– Tem mais movimento enquanto o comércio está aberto. É humanamente e estratégicamente impossível retirar as pessoas das ruas enquanto o comércio estiver aberto. Mas se em algum momento houve aglomeração, foi dispersado – garante. 

A cidade integra a região da Grande Florianópolis, no mapa de risco para coronavírus do governo estadual, e está em nível grave para a doença. Na última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), feita na quarta-feira (30), Garopaba tinha 70 pessoas contaminadas pelo vírus e em fase de transmissão e somava oito óbitos no total. 

Associação se manifesta

A associação Comunitária do Capão (Ascoca) procurou a reportagem para informar que tem feito um trabalho em conjunto com a polícia para garantir que os decretos em vigor, que proíbem aglomerações, sejam cumpridos. A associação também salientou que as aglomerações ocorreram em outras praias e não apenas em Ferrugem.

Continua depois da publicidade

Leia também

O último dia do ano tem uma frente fria em SC

Casas noturnas estão liberadas em quatro regiões de SC, mas sem dança; veja as regras

> SC tem mais 47 mortes por coronavírus e seis hospitais com UTIs adulto lotadas

Número de regiões em nível gravíssimo para o coronavírus cai de 16 para 12 em SC