Um idoso de 110 anos ganhou alta do Hospital Regional São Paulo (HRSP) em Xanxerê, Oeste catarinense, e encantou os funcionários com a animação e lucidez. Seu Gonçalino Norberto foi internado para tratar uma pneumonia e recebeu alta na sexta-feira (29).

Continua depois da publicidade

A quatro meses de completar mais um aniversário, ele dividiu o segredo da logenvidade. 

> Receba notícias de Santa Catarina via Telegram

— Dar o valor ao que se tem. Não querer e não invejar o que é dos outros e manter a serpente [a boca] fechada. Não podemos olhar os defeitos dos outros — aconselhou.

Pai de oito filhos e viúvo duas vezes, ele conta ainda que mantém alimentação balanceada, faz atividades físicas e tem bom relacionamento com as pessoas. Orgulhoso, Gonçalino contou aos profissionais do hospital, onde ficou por quatro dias, que não toma remédios e não sabe o que é ter pressão alta ou diabetes. Ele ainda trabalha com o cultivo da terra. 

Continua depois da publicidade

A nutricionista do hospital, Suellienn Centernaro, que acompanhou o agricultor durante a internação, associa a longevidade à alimentação. Se hidratar, ter uma dieta rica em hortaliças, frutas, alimentos integrais, proteínas e gorduras boas estão associados diretamente aos centenários. Segundo ela, o agricultor opta por alimentos naturais, o que ajuda a ter uma vida mais longa. 

— A alimentação adequada nutricionalmente, exerce papel no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance física e mental, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e no sistema imunológico. Comer bem, nas quantidades certas e atentar para a qualidade dos alimentos é o segredo mais antigo de saúde que existe — explica a profissional.

Leia também

Vereador é suspenso por 12 meses por apalpar bunda de empresária no Oeste de SC; veja vídeo

Mulheres transplantadas fazem história no Ironman de Florianópolis

Um ano após chacina em creche de Saudades, escolas de SC seguem sem vigilantes

Destaques do NSC Total