nsc
santa

Saúde

Ambulatório da Velha, em Blumenau, registra aglomeração de pacientes

Esse não é o primeiro caso de lotação em AGs; prefeitura se manifestou por meio de nota

20/09/2021 - 12h16

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Espaço estava cheio de pacientes
Espaço estava cheio de pacientes
(Foto: )

Um novo episódio de lotação em Ambulatório Geral (AG) de Blumenau foi registrado na manhã desta segunda-feira (20), no bairro Velha, duas semanas depois da Central Covid-19 na Vila Germânica ser fechada. Nos últimos dias, imagens de pacientes com suspeita de coronavírus aglomerados junto a outros usuários à espera de atendimento circularam pela internet. A prefeitura se manifestou sobre o assunto por nota.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

A reportagem da NSC TV esteve no Ambulatório Geral Haroldo Bachmann, o AG Velha, nesta manhã, para verificar as reclamações. A sala de espera foi sinalizada com fitas e cones para separar os pacientes com sintomas de gripe dos demais. Ainda assim, o espaço encheu de usuários. Alguns chegaram a desistir:

— Eu faltei ao trabalho para vacinar o bebê mas vou voltar para casa, está cheio demais — lamentou um morador.

Em nota, a Secretaria de Promoção da Saúde explicou que o atendimento no AG Velha foi reorganizado com as sinalizações neste domingo (19). O texto ainda destaca que historicamente o começo das semanas é mais movimentado nas unidades de saúde, tanto na rede pública quanto na privada. 

“Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, a maior procura por atendimento na unidade foi de casos não relacionados à Covid-19 e após as 10h a demanda diminuiu e os trabalhos seguem com movimentação, mas dentro da normalidade. A orientação da Semus é para que pessoas que buscam atendimento em casos suspeitos de Covid-19 aguardem praticando o distanciamento”, diz a nota. 

A secretaria também argumentou que acompanha diariamente a demanda dos ambulatórios para melhorar o serviço e que a desativação da central na Vila está em acordo com as orientações do governo do Estado. 

Mau presságio

O colunista do Santa, Evandro de Assis, analisa as imagens como “mau presságio” para o esforço de combate à pandemia de Covid-19. Nos números de Blumenau há um incômodo déjà-vu. A média móvel de novos casos de coronavírus parou de cair há duas semanas e oscilou para cima nos últimos dias.

De acordo com a atualização da prefeitura deste domingo, são 328 casos positivos e 23 pessoas internadas em UTI. Desde a chegada da pandemia, 643 blumenauenses morreram por conta da Covid-19.

AG Velha com aglomeração de pacientes nesta segunda-feira
AG Velha com aglomeração de pacientes nesta segunda-feira
(Foto: )

Leia também

Cemitério de Blumenau lança guia de visitação para receber turistas

Menina de Blumenau faz sucesso na internet com vídeos tocando gaita e soma 100 mil inscritos

Blumenau tem o desafio de convencer que até quem não usa precisa pagar pelos ônibus

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Colunistas