nsc
santa

Ao ar livre

Blumenau acompanha decisão de SC e libera uso de máscaras em locais abertos

Medida já está em vigor e estabelece uso em locais e fechados e quando não é possível manter o distanciamento

25/11/2021 - 11h25

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Espaços abertos e com distanciamento não exigem uso de máscara
Espaços abertos e com distanciamento dispensam uso de máscara
(Foto: )

O uso de máscara em ambientes abertos e sem aglomeração não é mais necessário em Blumenau. A cidade segue o estabelecido pelo Estado, que divulgou nesta quarta-feira (24) ser opcional a utilização do item de proteção em locais ao ar livre. Para o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), a nova fase deve ser ainda mais desafiadora e de adaptação.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O governo de Santa Catarina anunciou o fim da obrigatoriedade no Diário Oficial. A liberação já está em vigor. O item, contudo, segue obrigatório em locais fechados ou onde não seja possível manter o distanciamento social (veja regras abaixo). Blumenau, como tem feito em praticamente todos os momentos da pandemia, acompanha a decisão, confirmou Hildebrandt nesta quinta-feira.

O chefe do Executivo blumenauense avalia a nova etapa como desafiadora para quem tem o papel de exigir o uso das máscaras, como comerciantes, servidores públicos em atendimento e trabalhadores do transporte coletivo.

— Vai ser difícil convencer algumas pessoas que vêm da rua, sem máscara, a colocá-la quando entram no ônibus, por exemplo. Mas é papel de cada um manter a pandemia distante, são coisas que vamos ter que nos adaptar — diz o prefeito.

Em Blumenau, as fiscalizações continuam por meio de denúncias. Se alguém se recusar a usar a máscara, é possível chamar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou alertar as equipes da prefeitura pelo 156. Em março deste ano, passou a ser aplicada multa de R$ 500 para quem for flagrado sem o item de proteção. O valor é dobrado em caso de reincidência. Esse regramento segue em vigor.

Coronavírus em Blumenau

De acordo com dados da prefeitura desta quarta-feira, Blumenau tem 67,2% da população totalmente imunizada e 74,2% com primeira dose. São 68,6 mil casos confirmados desde a chegada do vírus e 156 moradores estão contaminados no momento. Há 12 em UTIs e nove em leitos de enfermaria; 673 morreram devido às complicações da doença. 

Tire suas dúvidas sobre o uso de máscaras em SC

Onde não é mais preciso mais usar a máscara em SC?

Segundo o decreto 1.584, não é obrigatório o uso de máscaras em locais abertos onde seja possível manter o distanciamento.

Em quais ambientes o uso da máscara segue obrigatório em SC?

No documento publicado na noite de quarta, o governo afirma que segue a obrigatoriedade da máscara em espaços públicos e privados fechados, incluindo no transporte público coletivo, e em espaços abertos onde não seja possível manter o distanciamento.

Sete a cada 10 cidades de SC cumprem exigência para dispensar máscaras ao ar livre

Quando a máscara começou a ser obrigatória em SC?

A máscara passou a ser obrigatória em abril de 2020. Em outubro, o governo permitiu que artistas não usassem o item durante apresentações artísticas.

As pessoas ainda podem ser multadas?

A multa para quem for flagrado sem a máscara segue valendo. O valor é de R$ 500 e pode ser dobrado em caso de reincidência.

Quais os números da pandemia em SC que fizeram SC flexibilizar o uso?

O governador de Santa Catarina atribuiu a medida ao avanço da vacinação e a um melhor cenário da pandemia no Estado. De acordo com dados estaduais, mais de 93% da população vacinada em Santa Catarina já recebeu ao menos a primeira dose e aproximadamente 80% completou a imunização.

Outro critério avaliado pelo governo foi a diminuição do risco potencial de Covid nas regiões. De acordo com o "mapa de risco", que monitora a situação da pandemia no estado, Santa Catarina está há sete semanas consecutivas sem regiões em risco gravíssimo ou grave para a Covid-19.

Santa Catarina tem uma taxa de letalidade por Covid-19 de 1,6% dos infectados, a menor entre os estados do Sul e Sudeste e a terceira menor do país. A média nacional é de 2,8%.

Como usar a máscara corretamente?

Leia também

Praça da prefeitura de Blumenau perde 21 árvores para dar espaço a restaurante

Blumenau terá concerto de Natal nas janelas de casarão histórico

Estudantes abandonam os ônibus em Blumenau e pesam na retomada do serviço

Colunistas