A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados contra Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18) em Brasília. O ex-presidente passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais. Segundo apuração da TV Globo, o processo apura crimes de coação, obstrução e ataque a soberania.
Continua depois da publicidade
Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e foram cumpridos na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL). De acordo com a PF, foram encontrados US$ 14 mil e R$ 8 mil na casa do político.
Bolsonaro também terá que cumprir recolhimento domiciliar noturno, das 19h e 7h e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo. Além disso, o ex-presidente não pode se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.
Segundo apurações da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo do golpe e tem iniciativas que caracterizam os crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.
O ex-presidente, segundo ministros, se preparava para fugir do Brasil e pedia asilo político a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. A petição para que o político usasse tornozeleira eletrônica, segundo apurado pela Folha, foi feita no inquérito que investiga tentativa de obstrução da Justiça por parte de Eduardo Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à imprensa, Bolsonaro disse que nunca pensou em sair do país e afirmou que se sentiu “humilhado” com as medidas cautelares.
— Nunca pensei em sair do Brasil ou ir para embaixada […] Sair do Brasil é a coisa mais fácil que tem. Não conversei com ninguém — afirmou o ex-presidente.
Veja as fotos de Jair Bolsonaro
O que diz a defesa de Bolsonaro?
O advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, afirmou que foi comunicado pela família do ex-presidente sobre a ordem de busca e apreensão. “Estou pedindo ao STF acesso integral à decisão sobre as medidas judicias de hoje. Ele só irá se manifestar depois disso”, declarou. O celular do ex-presidente foi apreendido.
Continua depois da publicidade
Segundo a defesa, o STF ainda não determinou depoimento do ex-presidente. “Só se a PF entender que seja necessário, a partir do resultado das buscas agora de manhã”.
Veja a nota na íntegra
“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário.
A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial”.
*As informações são do blog da Camila Bomfim e Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.
Confira a cobertura completa
O motivo que levou o STF a obrigar Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica
Operação da PF contra Bolsonaro deve respingar em guerra tarifária com os Estados Unidos
Proibido de falar com filho e uso de tornozeleira eletrônica: as medidas impostas a Bolsonaro
Jorginho Mello sai em defesa de Bolsonaro após operação: “Não merecia passar por isso”
Bolsonaro fala em “perseguição” e nega que desejava sair do país: “Humilhado”
“Extorsão contra Justiça” e concreta possibilidade de fuga motivaram medidas contra Bolsonaro
 
				 
                                     
                            
                            



