O presidente Jair Bolsonaro deixou Santa Catarina nesta quarta-feira (23) após cinco dias de descanso no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul. Ele veio ao Estado à passeio, para pescar e visitar a região, mas também falou com apoiadores e sobrevoou áreas atingidas pelas enxurradas no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Bolsonaro chegou no último sábado (19) pelo aeroporto de Navegantes e realizou o sobrevoo em Presidente Getúlio, na companhia do governador Carlos Moisés e outras autoridades. Em seguida, se deslocou para Joinville, onde visitou o 62º Batalhão de Infantaria, conversou com apoiadores e almoçou na casa do deputado federal Coronel Armando (PSL).
Durante a tarde do primeiro dia em Santa Catarina, Bolsonaro deixou Joinville em direção a São Francisco do Sul, onde ficou hospedado no Forte Marechal Luz durante a estadia no Estado. No domingo, Bolsonaro teve uma manhã de pescaria na Baía da Babitonga e causou aglomerações no retorno à praia do Forte. Sem máscara, ele conversou e tirou fotos com a população que se aglomerou à sua volta.
> Bolsonaro em SC: conheça o Forte Marechal Luz onde o presidente ficou hospedado
Continua depois da publicidade

Já na segunda-feira, o presidente visitou uma base naval na Ilha da Paz, onde mandou uma mensagem aos pescadores de todo o país. Ele também comemorou a liminar que autoriza a pesca de arrasto no Rio Grande do Sul.
Um ano de muitas entregas, muito trabalho. A última ação nossa foi permitir que os pescadores de Santa Catarina e Paraná possam pescar nos mares do Rio Grande do Sul.
Polêmica com a vacina e jantar com aglomeração
Ele ainda pescou, foi à praia e conversou com apoiadores no lado de fora do Forte. Foi onde ele voltou a afirmar que não vai tomar a vacina contra o coronavírus e disse que a imunização estará disponível para todos os brasileiros gratuitamente. No entanto, não falou em datas.
A gente não sabe o que pode acontecer de efeito colateral numa grávida, numa pessoa alérgica. Não pode obrigar o povo a tomar vacina, não. Quem quiser tomar, vai sair gratuitamente para todo mundo.
> Bolsonaro em SC: relembre as visitas do presidente ao Estado

Durante a noite, Bolsonaro ainda participou de um jantar com aglomeração no local onde está hospedado. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Fabio Faria, o senador Jorginho Mello (PL), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), além do empresário Luciano Hang e o apresentador Ratinho, entre outros.
Continua depois da publicidade
Mais pescaria e conversas com apoiadores
Na terça-feira, o presidente saiu mais uma vez para pescar pela manhã, com o apresentador Ratinho, o ministro das comunicações e o secretário nacional da pesca, Jorge Seif Júnior. No período da tarde, saiu de moto para passear pela cidade, atendeu apoiadores e foi até uma igreja próximo ao forte. À noite, recebeu o prefeito eleito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho (MDB).

Nesta quarta-feira, Bolsonaro decidiu não sair para pescar pela manhã. Ele tomou café da manhã no Forte Marechal Luz e depois saiu para conversar com apoiadores. Em seguida, saiu de jetski da praia do Forte e foi até a praia da Enseada, onde tirou fotos com apoiadores, que se aglomeraram na faixa de areia.
No início da tarde, o presidente almoçou dentro do Forte. No início da tarde, foi de carro até o aeroclube de São Francisco do Sul, onde cumprimentou alguns apoiadores. Ele foi de helicóptero para Naveganete, onde embarca entre 15 e 16 horas, dando fim às férias por Santa Catarina.