A cachoeira onde uma jovem caiu e morreu em Joinville está interditada por tempo indeterminado. A decisão foi publicada nas redes sociais do Recanto Nascentes Divinas, onde fica a cachoeira, nesta terça-feira (18). A universitária Leticia Silva Budal, de 20 anos, perdeu a vida ao cair aproximadamente 50 metros na região do Rio da Prata, no bairro Pirabeiraba.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a proprietária do Recanto Nascentes Divinas, Eliane Hamann, existem placas de sinalização durante o percurso que avisam sobre os perigos do local, como a altura íngreme e as pedras escorregadias. Porém, a tragédia fez com o Recanto repensasse a manutenção das atividades.

– Pretendemos fechar para sempre [a cachoeira]. Não queremos mais ninguém lá. Depois disso [do acidente]. Foi uma fatalidade – disse em entrevista ao G1 SC.

Jovem morta em queda
Proprietários do local comunicaram a interdição da cachoeira onde jovem morreu em Joinville (Foto: Redes Sociais / Reprodução)

De acordo com a proprietária, o Recanto não tem condições de oferecer um guia para a trilha já que são poucas pessoas que se aventuram no percurso de aproximadamente 1h20, entre ida e volta.

Continua depois da publicidade

Eliane contou ainda que a família da vítima era cliente do Recanto e costumava frequentar o ambiente para fazer piqueniques.

Acidente semelhante aconteceu em 2017

No dia 10 de janeiro de 2017, o Grupo de Resgate em Montanha (GRM) foi chamado para auxiliar nas buscas por um homem que desapareceu enquanto fazia a mesma trilha que Letícia fez na região do Rio da Prata, no Recanto das Nascente Divinas.

O resgate foi considerado de alto risco e envolveu vários profissionais. O homem foi encontrado pelos agentes em um dos “degraus” da mesma cachoeira já sem vida.

Como aconteceu a queda

Letícia fazia uma trilha com a família em um acampamento recreativo de Pirabeiraba, quando caiu na água e desapareceu. O caso aconteceu na tarde de sábado (15), mas o corpo da vítima só foi localizado no início da tarde deste domingo (16). 

Continua depois da publicidade

Morte de jovem em cachoeira de Joinville comove amigos e familiares: “Nossa estrelinha”

Segundo Robertson Christhopher Lach, que faz parte da equipe operacional do GRM, a suspeita é de que ela tenha se aproximado da borda da trilha para tentar ver a cachoeira e tenha escorregado nas pedras.

Lach explica que, neste local, existem duas cachoeiras. Uma de acesso mais fácil e a segunda, de acesso mais íngreme, que leva bem ao centro da cachoeira, em uma espécie de platô, onde finaliza a trilha — local em que a família estava.

— Nesta trilha, não dá pra ver a cachoeira de cima e, provavelmente, ela tentou chegar mais perto e, como lá tem muitas pedras lisas, ela pode ter escorregado e caído da altura de 50 metros — explica.

O resgate

Sua morte foi constatada pelos socorristas ainda no sábado, mas pela dificuldade de acesso à area do acidente e pela baixa visibildade durante a noite, o que interrompeu a operação de resgate, o corpo de Letícia só foi encontrado na tarde de domingo (16), após 10 horas de trabalho das equipes.

Continua depois da publicidade

Mais de 40 pessoas se envolveram nas buscas, entre equipes do GRM e do Corpo de Bombeiros Voluntários. O helicóptero Águia da Polícia Militar também participou das buscas.

Imagens de drone mostram percurso de cachoeira em que jovem caiu em Joinville; assista

As equipes usaram cordas para chegar ao ponto exato da queda, colocaram o corpo em maca rígida e depois precisaram fazer uma trilha de 40 minutos em condições normais. Depois disso, o corpo foi entregue ao IML.

A imagem a seguir retrata os locais de foco da operação:

Queda em cachoeira de Pirabeiraba
Imagem da cachoeira mostra onde vítima caiu (Foto: GRM / Divulgação)

Na imagem acima, o ponto azul escuro mostra a base da trilha, de onde parte da equipe de resgate saiu. O círculo laranja foi onde o corpo foi encontrado. Já a sinalização em azul claro é de onde a vítima provavelmente caiu.

Investigação do caso

Conforme apurado pelo g1, a morte de Letícia é investigada pela 6ª Delegacia de Polícia de Joinville. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito vai ser instaurado assim que os laudos periciais e demais diligências preliminares ficarem prontos.

Continua depois da publicidade

*Com informações do G1 SC

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Aumento de 22% na conta de água em São Francisco do Sul vai parar na Justiça

Sete bairros da zona Sul de Joinville seguem sem água nesta terça-feira

Lojista tem prejuízo de mais de R$ 15 mil em golpe do falso Pix em São Bento do Sul