nsc
dc

Meio ambiente

Carcaça de baleia-jubarte encalha em meio às pedras de praia em Garopaba

Este é o 28º encalhe de baleias em 2021 em Santa Catarina

23/07/2021 - 17h55

Compartilhe

Por Luana Amorim
Até está sexta-feira (23) a baleia permanecia encalhada no local
Até está sexta-feira (23) a baleia permanecia encalhada no local
(Foto: )

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na tarde de quinta-feira (22) no costão da Ponta Vigia em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Até esta sexta-feira (23), o animal permanecia encalhado no local.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS), coordenado pelo Instituto Australis, moradores relataram que a carcaça ficou boiando por cerca de dois dias entre as praias do Siriu e Garopaba. O animal é uma baleia-jubarte juvenil, que apresentava marcas de cabos retílineos próximo à cauda.

Por conta do encalhe ocorrer em uma região com muitas pedras, de acordo com o PMP, não será possível fazer a necropsia do animal para descobrir a possível causa da morte. O repórter fotográfico Alan Pedro filmou detalhes do encalhe da baleia na região. Confira as imagens:

Esse é o primeiro encalhe de baleia-jubarte no Trecho 2 do PMP, que vai ao Sul de Governador Celso Ramos até a Praia do Rosa, em Imbituba. Já em Santa Catarina, este é o 28º do ano. No Brasil, é o 78º.

Mais uma baleia é encontrada morta em Florianópolis; são 26 no Estado só este ano

Florianópolis registra 4 baleias-jubarte presas em redes de pesca em 5 dias; 2 morreram

PMP/BS

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

Baleia ficou boiando por cerca de dois dias na costa catarinense
Baleia ficou boiando por cerca de dois dias na costa catarinense
(Foto: )

Leia também: 

Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Baleia-jubarte morre em praia de Florianópolis, e carcaça precisa ser retirada com patrola; veja vídeo

Colunistas