Os casos ativos de Covid aumentaram em quatro vezes no último mês e Joinville chegou a 648 pacientes diagnosticados com a doença. Os dados são do governo do Estado, atualizados na segunda-feira (16).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A cidade está longe de alcançar novamente o recorde histórico da pandemia, de 10 mil casos ativos, atingido no fim de janeiro deste ano. Porém, o número começa a preocupar já que está em alta há um mês.
Após o recorde, Joinville teve uma queda nos casos ativos até alcançar menos de 200 pessoas infectadas com o vírus em 5 de abril. Foram três semanas consecutivas abaixo deste patamar, tendo atingido o menor número em 18 de abril, quando havia 148 ativos.
Entre o fim de abril e o início de maio, foram nove dias com o índice de pessoas infectadas abaixo de 300. Depois disso, o número começou a aumentar com mais rapidez e dobrou em dez dias, atingindo o patamar atual.
Continua depois da publicidade
A diferença no cenário em relação à outras ocasiões em que houve aumento nos casos ativos é a estabilidade nos demais índices. Joinville não registra mortes por Covid há 20 dias consecutivos, tendo sido a última em 26 de abril.
O número de pessoas internadas com Covid também está no melhor momento desde o início da pandemia. São três pacientes confirmados com a doença internados em leitos de UTI de Joinville, além de outros dois em leitos de enfermaria.
> Joinville zera pacientes internados com Covid em leitos de enfermaria
Costa e Silva é o bairro com mais casos ativos
O bairro com mais casos ativos é o Costa e Silva, com 39 pacientes diagnosticados com a doença. Em seguida, aparecem o Saguaçu (35), América (33), Vila Nova (32) e Aventureiro (31). Por outro lado, outros cinco bairros estão sem casos ativos: Dona Francisca, Fátima, Ulysses Guimarães, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy.
Os dados são da prefeitura, que aponta 561 casos ativos em Joinville, segundo a atualização do último domingo. Os dados divulgados pelo Estado podem divergir dos números da Secretaria Municipal da Saúde, já que há diferença de metodologia – município e Estado usam intervalos distintos para considerar um caso como ativo.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Joinville confirma mais duas mortes por dengue; são quatro vítimas em 2022
Joinville projeta pico de casos de dengue; números podem dobrar
SC registra primeiro caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças