A condenação de Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida na última quinta-feira (11), dividiu a vizinhança no grupo de WhatsApp do condomínio onde o ex-presidente cumpre a prisão domiciliar desde agosto. Isso porque, na sexta-feira (12), os vizinhos realizaram um churrasco com picanha, vinho e cerveja para celebrar a condenação. Com informações do O Globo.
Continua depois da publicidade
Primeiro, o encontro começou de forma discreta, com alguns moradores reunidos em torno da churrasqueira. Mas, no dia seguinte, a festa que ocorria na casa de um dos moradores se tornou um tópico no grupo.
No sábado (13), logo cedo, as mensagens começaram então a se acumular. Um morador escreveu: “ridículo. Não quero que isso se repita aqui”. Outro foi mais direto: “não vamos permitir esse tipo de comemoração no condomínio”.
A confusão tomou conta. Entre ironias e ressentimentos, surgiram mensagens de quem se sentiu excluído: “chateado por não ter sido chamado para o churrasco”.
Outros tentaram aliviar o clima: “não fiz [comemoração], mas abri um vinho”. Enquanto alguns tentavam rir ou minimizar a situação, outros elevaram o tom. “Se continuar assim, vou pedir a exclusão de quem provocou essa situação”, escreveu um vizinho.
Continua depois da publicidade
O grupo, que antes era utilizado como qualquer outro, para avisos triviais sobre portaria, vaga de garagem e barulho fora de hora, já vinha sendo palco de manifestações políticas antes mesmo da condenação do ex-presidente.
Com a discussão escalando, um morador fez a tentativa de apaziguar os ânimos: “tá dentro da casa da pessoa, tá em paz. Não incomodando ninguém e nem infringindo nenhuma lei do condomínio. Logo, paz!”. O apelo não surtiu efeito.
Sobrou para o administrador do grupo tentar acalmar os ânimos. Ele pediu calma e lembrou que o espaço não era arena política, mas avisou sobre possíveis punições: “só vi agora essa vergonha que fizeram ontem. Essa é a última vez que aviso. Na próxima, removerei do grupo”.
Ele ainda complementou: “comemorem ou falem o que quiser com seus familiares. Agora, ficar querendo chamar atenção em grupinho de WhatsApp de condomínio? Pelo amor de Deus”.
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira, Bolsonaro foi condenado por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Veja fotos do julgamento de Bolsonaro
Para além do churrasco ou quaisquer comemorações, a presença de Bolsonaro em prisão domiciliar já gerou irritação entre vizinhos, que relatam que o sossego se perdeu com a presença constante de policiais e da imprensa. No TikTok, vídeos de moradores mostrando como está a rotina no condomínio, que inclui até brigas em frente ao local, viralizam. Já parte da vizinhança avalia que o policiamento tornou o condomínio de alto padrão, localizado no bairro nobre do Jardim Botânico, ainda mais seguro.
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
Valdemar Costa Neto admite “planejamento de golpe”, e fala gera reações de bolsonaristas
Com primeiro núcleo julgado, entenda em que fase estão ações contra outros réus
Quem é filha do ministro do STF alvo de cuspe e xingamentos em universidade: “Lixo comunista”












