
Tempo
Rodovias precisaram ser parcialmente interditadas por causa de deslizamentos; nível dos rios também preocupa Defesa Civil
A última semana tem sido de chuva intensa em boa parte de Santa Catarina. Na região Norte do estado, cidades têm registrado deslizamentos de terra e alagamentos e algumas delas estão em estado de alerta, de acordo com a Defesa Civil. O nível dos rios também preocupa o órgão.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
> Defesa Civil de Florianópolis segue em alerta para risco de novos alagamentos
As principais ocorrências foram em Joinville, Canoinhas, Garuva, Mafra, Três Barras e Itapoá. A Defesa Civil segue monitorando as regiões.
> Chuva intensa causa alagamentos em cidades do Norte de SC
No início da noite da última quinta-feira (21), a BR-280 precisou ser parcialmente interditada em Mafra por conta de um deslizamento. O risco era de atingir o acostamento e faixa de rolamento. Em Bela Vista, o asfalto chegou a ceder mais uma vez.
Na manhã desta sexta-feira (22), a Defesa Civil de Rio Negrinho informou que está monitorando o nível do rio que corta a cidade. Na medição na régua do Samae, às 3h a medida era de 3,09 metros. Às 4h subiu para 3,11 metros e às 5h para 3,13 metros. O nível de alerta é de 3,5 metros e o de emergência, 4 metros.
> Chuva em SC causa enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra
Desde o dia 18, Joinville já registrou 35 ocorrências entre deslizamentos, queda de muro, erosão pluvial, queda de árvores e outras.
Ainda em Joinville, na última quarta-feira (20) um casal de idosos precisou sair de casa, que fica próxima a uma encosta, no bairro Floresta, porque o movimento de terra fez com que uma árvore ficasse inclinada, com possibilidade de cair sobre o imóvel. A casa continua interditada, e o parecer técnico ainda não foi finalizado pelo geólogo responsável.
Segundo aviso meteorológico da Defesa Civil emitido na noite de quinta, os acumulados já passavam de 140 milímetros nas últimas 72 horas. O alerta é de chuva persistente com intensidade variante entre moderada e forte no estado até a noite desta sexta-feira. Os acumulados podem chegar acima de 100 milímetros no Vale do itajaí, Planalto e Litoral Norte e Grande Florianópolis.
> Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra
A Defesa Civil não descarta a possibilidade de chuva intensa, com acumulados altos em curto espaço de tempo. O risco é muito alto para deslizamentos e enxurradas nas áres em vermelho do mapa abaixo; nível alto na área em laranja e moderado em amarelo. Com relação a inundações graduais, o risco é moderado nas regiões em vermelho.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: