nsc
    an

    Tempo

    Chuva causa deslizamentos e deixa cidades do Norte de SC em estado de alerta

    Rodovias precisaram ser parcialmente interditadas por causa de deslizamentos; nível dos rios também preocupa Defesa Civil

    22/01/2021 - 07h22 - Atualizada em: 22/01/2021 - 09h53

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    BR-280 precisou ser interditada parcialmente por causa de deslizamento
    BR-280 precisou ser interditada parcialmente por causa de deslizamento
    (Foto: )

    A última semana tem sido de chuva intensa em boa parte de Santa Catarina. Na região Norte do estado, cidades têm registrado deslizamentos de terra e alagamentos e algumas delas estão em estado de alerta, de acordo com a Defesa Civil. O nível dos rios também preocupa o órgão.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    > Defesa Civil de Florianópolis segue em alerta para risco de novos alagamentos

     As principais ocorrências foram em Joinville, Canoinhas, Garuva, Mafra, Três Barras e Itapoá. A Defesa Civil segue monitorando as regiões. 

    > Chuva intensa causa alagamentos em cidades do Norte de SC

    No início da noite da última quinta-feira (21), a BR-280 precisou ser parcialmente interditada em Mafra por conta de um deslizamento. O risco era de atingir o acostamento e faixa de rolamento. Em Bela Vista, o asfalto chegou a ceder mais uma vez.

    Na manhã desta sexta-feira (22), a Defesa Civil de Rio Negrinho informou que está monitorando o nível do rio que corta a cidade. Na medição na régua do Samae, às 3h a medida era de 3,09 metros. Às 4h subiu para 3,11 metros e às 5h para 3,13 metros. O nível de alerta é de 3,5 metros e o de emergência, 4 metros. 

    Na manhã desta sexta-feira, o nível do Rio Negrinho estava em 3,17 metros
    Na manhã desta sexta-feira, o nível do Rio Negrinho estava em 3,17 metros
    (Foto: )

    > Chuva em SC causa enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra

    Desde o dia 18, Joinville já registrou 35 ocorrências entre deslizamentos, queda de muro, erosão pluvial, queda de árvores e outras. 

    Ainda em Joinville, na última quarta-feira (20) um casal de idosos precisou sair de casa, que fica próxima a uma encosta, no bairro Floresta, porque o movimento de terra fez com que uma árvore ficasse inclinada, com possibilidade de cair sobre o imóvel. A casa continua interditada, e o parecer técnico ainda não foi finalizado pelo geólogo responsável.

    Previsão de mais chuva para esta sexta-feira

    Segundo aviso meteorológico da Defesa Civil emitido na noite de quinta, os acumulados já passavam de 140 milímetros nas últimas 72 horas. O alerta é de chuva persistente com intensidade variante entre moderada e forte no estado até a noite desta sexta-feira. Os acumulados podem chegar acima de 100 milímetros no Vale do itajaí, Planalto e Litoral Norte e Grande Florianópolis. 

    > Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

    A Defesa Civil não descarta a possibilidade de chuva intensa, com acumulados altos em curto espaço de tempo. O risco é muito alto para deslizamentos e enxurradas nas áres em vermelho do mapa abaixo; nível alto na área em laranja e moderado em amarelo. Com relação a inundações graduais, o risco é moderado nas regiões em vermelho. 

    Aviso meteorológico para esta sexta-feira
    Aviso meteorológico para esta sexta-feira
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas