nsc
    dc

    Avaliação nacional

    Santa Catarina tem 8 cidades entre as 30 primeiras do país com maiores notas em matemática; veja lista

    Redes municipais de ensino fundamental e escolas públicas de ensino médio foram avaliadas nas provas do Saeb 2019

    22/09/2020 - 06h21

    Compartilhe

    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    O conhecimento de matemática no Saeb é avaliado por meio de resolução de problemas por alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º do médio
    O conhecimento de matemática no Saeb é avaliado por meio de resolução de problemas por alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º do médio
    (Foto: )

    Santa Catarina tem 8 cidades entre as 30 primeiras do país que registraram as melhores notas de matemática nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ensino fundamental das redes municipais e médio da rede pública. Seis são do Oeste, uma da Grande Florianópolis e uma da Serra Catarinense. Todas têm menos de 14 mil habitantes. As notas do Saeb são um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019), divulgado na última semana pelo Ministério da Educação. Veja a seguir os destaques por etapa de ensino e a lista completa por cidade em SC.

    Leia também:

    > Veja o resultado do Ideb por município

    > Veja a nota do Ideb 2019 por escola

    A prova do Saeb testa os conhecimentos dos estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em cálculos e gramática e é realizada a cada dois anos. As notas de cada disciplina no Saeb variam de 0, mínimo, a 500, máximo.

    Estudantes de Santa Catarina do ensino fundamental, avaliados pelas provas do Saeb em 2019, tiveram a melhor nota já obtida pelo Estado em matemática desde 2005, quando a série atual que compõe o Ideb começou. Nos anos finais (do 6º ao 9º ano) tiveram a média mais alta do país em cálculos na avaliação do ano passado.

    O conhecimento de matemática no Saeb é avaliado por meio de resolução de problemas e são consideradas capacidades como observação, estabelecimento de relações, argumentação e validação de processos, para estimular formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa ao resolver situações que exijam cálculos.

    Nos anos iniciais, destaque é cidade que lidera Ideb em SC

    Entre as 30 maiores notas em matemática do país nos anos iniciais (1º ao 5º ano), estão as redes municipais de Iporã do Oeste (10ª melhor nota do Brasil), no Oeste de SC, e de Palmeira (24ª), na Serra Catarinense.

    Iporã do Oeste, de 9.045 habitantes, é a cidade que apresentou o melhor desempenho de Santa Catarina do Ideb nos anos iniciais.

    Nessa etapa de ensino, lideram no país Mucambo e Independência, ambas do Ceará. A melhor nota da Região Sul é de Janiópolis, no Paraná.

    Ensino fundamental de Iporã do Oeste está entre os melhores do país
    Ensino fundamental de Iporã do Oeste está entre os melhores do país
    (Foto: )

    Nos anos finais, quatro redes municipais de SC tiveram índices mais altos

    Santa Catarina tem ainda quatro redes municipais que se destacaram entre as 30 primeiras notas em matemática nos anos finais (6º ao 9º ano) no ensino fundamental. Em 11º no país, está a rede municipal de Itá, no Oeste, seguida por Anchieta (12º), também no Oeste. Logo atrás vêm São Pedro de Alcântara (20º), na Grande Florianópolis, e São José do Cedro (22º), no Oeste.

    No país, as redes municipais de Jequiá da Praia (Alagoas) e Novo Oriente (Ceará) tiveram as notas mais altas em matemática.

    No ensino médio, alunos de escolas públicas de duas cidades do Oeste estão entre os mais bem avaliados

    As escolas estaduais de Alto Bela Vista e São João do Oeste, ambas no Oeste de SC, elevaram as cidades ao patamar de 10ª e 15ª melhores notas em matemática no ensino médio da rede pública do país no Saeb 2019.

    São João do Oeste também se destacou na nota do Ideb 2019, como a cidade com o melhor desempenho do ensino médio da rede pública em Santa Catarina.

    Já a instituição de ensino pública a registrar a melhor nota em matemática em Santa Catarina nessa etapa de ensino foi o Instituto Federal Catarinense, no campus de Blumenau.

    No Brasil, a rede pública de Cocal dos Alves, no Piauí, teve a maior nota nas provas com cálculos.

    Em língua portuguesa, nove cidades apresentaram notas mais elevadas

    Embora na média geral Santa Catarina tenha recuado na nota das provas de língua portuguesa em relação à avaliação de 2017, nove cidade cidades apareceram entre as 30 do país com as maiores médias nessa disciplina por etapa de ensino.

    Nos anos iniciais do fundamental, as redes municipais de Iporã do Oeste (11º) e Luzerna (30º) foram destaque. Nos anos finais do fundamental, São Pedro de Alcântara obteve a 5ª maior nota do país nas redes municipais, seguida por São José do Cedro (9ª), Iporã do Oeste (10ª), Anchieta (11ª), Itá (20ª) e Luzerna (22ª).

    Luzerna também é a 22ª cidade com melhor desempenho em língua portuguesa no ensino médio da rede pública no país.

    Leia também:

    > SC se destaca em matemática em avaliação nacional; veja resultados

    > Veja o resultado do Ideb por município

    > Veja a nota do Ideb 2019 por escola

    > Ideb 2019: SC melhora nota no ensino médio, mas recua no ensino fundamental

    > Ideb 2019: ‘Precisamos concentrar mais esforços nos anos finais’, avalia secretário

    > SC tem quatro cidades entre as 15 com melhores resultados do país

    > As melhores escolas de Blumenau, segundo o Ideb

    > Escolas municipais de Blumenau pioram no Ideb pela primeira vez

    > Escola de Joinville tem nota mais alta do Estado no Ideb

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas