nsc
nsc

Conforto

Com home office, busca por cadeiras gamer cresceu mais de 800% após o início da pandemia

04/08/2021 - 10h28

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
É importante que o trabalhador, mesmo em home office, tenha uma cadeira apropriada para as horas que passa conectado
É importante que o trabalhador, mesmo em home office, tenha uma cadeira apropriada para as horas que passa conectado
(Foto: )

O teletrabalho não começou com a pandemia, mas certamente é uma tendência que deve permanecer em diversas áreas, mesmo em um cenário futuro de retorno à normalidade. Em novembro de 2020, mais de 7,3 milhões de pessoas já estavam trabalhando de casa, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

> Montando um PC Gamer: Conheça três setups que vão te levar para o próximo nível

No entanto, a súbita transição do trabalho presencial para o home office que ocorreu no início da pandemia fez com que muitas pessoas fossem pegas de surpresa. Em escritórios e empresas, a ergonomia é um fator determinante, enquanto em casa já não é tão comum ter um ambiente mobiliado adequadamente para ser usado durante a jornada de trabalho diária. Além do computador e acesso à internet, necessários para que as atividades possam ser desenvolvidas remotamente, o trabalhador precisa também de uma cadeira apropriada para as horas que passa conectado.

Uma das principais preocupações da ergonomia é garantir que as atividades não causem impacto na saúde física, como dores, lesões por esforço repetitivo (LER) ou outros problemas. No trabalho remoto, sem uma mesa ou cadeira adequadas, os trabalhadores podem acabar desenvolvendo lesões por motivos que parecem simples, mas que causam grande impacto no corpo, como sentar com má postura, ter uma mesa da altura errada ou trabalhar na cama.

Os modelos de cadeira comuns, como as usadas na cozinha, parecem servir para a função, mas não são as mais indicadas para cumprir a jornada de trabalho e, no último ano, as atenções se voltaram para as chamadas “cadeiras gamer, item que teve um aumento de 871% na procura em junho de 2020 em relação ao ano anterior, como apontou levantamento feito pelo site comparador de preços e produtos Zoom.

> E-sports: um mercado com potencial para faturar US$ 200 bilhões até 2023

O modelo de cadeira recebeu esse nome pois foi desenvolvido especialmente para os gamers, nome dado aos jogadores de videogame, sejam eles amadores ou profissionais. Quem passa muitas horas – às vezes mais de 12 – em frente ao computador jogando precisa de uma cadeira confortável e que permita manter uma postura adequada por longos períodos. Esse modelo surgiu com os jogos de corrida, replicando os bancos dos carros, e possuíam até mesmo um volante para que o jogador se sentisse dentro do game. Com o tempo, passaram a ser usadas devido à sua ergonomia, por fãs de todos os tipos de jogos.

Os benefícios da cadeira gamer podem ser aproveitados por todos que precisam passar longas horas em frente ao computador, por isso o modelo ganhou tanta força no home office. Ajustáveis, as cadeiras gamer podem ter a altura, apoio dos braços e inclinação reguladas de acordo com a preferência do usuário, contribuindo para a manutenção da postura e redução da fadiga. O design ergonômico também ajuda a evitar dores musculares e o desenvolvimento ou agravamento de problemas na coluna.

Ergonomia no home office

Pode não parecer, mas detalhes como a iluminação e fazer pequenas pausas também fazem toda a diferença no trabalho remoto. A falta de ergonomia no escritório reduz a produtividade, o bem-estar e a concentração, e quem trabalha de casa pode fazer algumas adaptações simples para ter um ambiente mais propício para as atividades diárias:

Altura e distância dos equipamentos

A altura do monitor, da mesa e da cadeira influenciam diretamente a postura do corpo. Apoios para os pés ajudam a manter a posição correta das pernas e da coluna, e um suporte de notebook deixa o aparelho mais confortável para a digitação.

Apoio para as costas, cotovelos e pulsos

A cadeira escolhida deve garantir apoio total para as costas, que devem ficar eretas. Um apoio para os braços também é importante para evitar tensionamento no punho. Se você usa mouse, procure um mousepad com apoio para o pulso.

Ambientes bem iluminados e sem barulho

Nem sempre podemos ter um espaço silencioso em casa, mas é importante encontrar um ambiente que não seja tão barulhento e tenha boa ventilação e iluminação. O ideal é optar por locais com janela para renovar o ar e garantir maior conforto durante o dia de trabalho.

Pausas

Se possível, não passe o dia todo sentado. Pequenas pausas ajudam a manter o foco. A cada duas horas, levante, alongue-se, descanse a vista.

Conforto

Boa parte do seu dia é passado no trabalho, mesmo sendo remoto. Por isso, é importante investir em móveis confortáveis, mesas da altura correta e cadeiras aprovadas pela NR 17, norma regulamentadora que estabelece parâmetros para a ergonomia no trabalho.

Como escolher a melhor cadeira

Para quem precisa das cadeiras para o home office, a boa notícia é que elas ajudam até mesmo na produtividade: com mais conforto, fica mais fácil se concentrar e permanecer focado no trabalho por mais tempo, sem se distrair tendo que ajustar a postura com frequência. Além de terem um design mais moderno e chamativo do que as cadeiras comuns, é importante atentar-se para alguns detalhes: nem todas as cadeiras suportam todos os pesos e tamanhos, e essa informação costuma constar nas descrições do produto.

Outra vantagem das cadeiras gamer é a qualidade do material utilizado na fabricação: elas são resistentes, garantem solidez e estabilidade e, se corretamente manuseadas, possuem uma longa durabilidade. Com os ajustes de altura e inclinação, é possível seguir recomendações importantes, como manter os joelhos a 90o, respeitar a curvatura natural da coluna e deixar o monitor na altura dos olhos.

A Viph It oferece uma variedade de modelos de cadeira gamer, além de cadeiras de escritório e outros acessórios para o home office e para os jogos, como fones de ouvido headset, teclados, mouses, notebooks e monitores. O portal foi criado em 2019 e desde então atua no ramo de tecnologia, com consultores qualificados para o atendimento e um site de compras seguro.

Veja a seleção de cadeiras gamer da Viph It no site ou entre em contato pelo Whatsapp.

Leia também

Do Sillicon Alley ao Brasil: Como a Warren pretende transformar o mercado de investimentos do país

Catarinenses podem renegociar dívidas com descontos imperdíveis

Crédito com garantia imobiliária é alternativa para conseguir financiamentos maiores

Colunistas