nsc

Infraestrutura

Com mosaico de Hassis restaurado, praça de Florianópolis fica pronta em março, diz secretário

Local fica entre prédios históricos da Avenida Hercílio Luz, próximo a escolas e bares

24/02/2021 - 10h33

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Trabalhadores durante a restauração do mosaico do artista Hassis na Praça Olívio Amorim
Trabalhadores durante a restauração do mosaico do artista Hassis na Praça Olívio Amorim
(Foto: )

A Praça Olívio Amorim, no Centro de Florianópolis, recebeu playgrounds, mesas e bancos e academia de ginástica novos. As melhorias fazem parte da revitalização do espaço, que começou em setembro de 2020, com investimento de R$ 518.275,48 do município. Dentro do projeto, foi concluída a restauração do mosaico criado pelo artista plástico Hassis.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

- A Praça Olívio Amorim faz parte do programa Praça Viva, que contempla 182 das 242 praças da capital. Já foi concluído cerca de 90% do trabalho, falta apenas a parte externa. Nossa ideia é entregar a praça até as festividades de Florianópolis (o aniverário da capital é comemorado em 23 de março) - explicou o secretário de infraestrutura Valter Gallina, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira (24).

A Praça Olívio Amorim fica na Avenida Hercílio Luz, entre dois conjuntos de imóveis tombados em 1986 como patrimônio histórico e artístico municipal. A restauração do piso em petit pavê, de 1966, criado pelo artista plástico Hiedy Assis Corrêa (o “Hassis”), foi feita sob orientação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). 

As criações do artista estão no piso dos acessos internos e nas calçadas, numa área que corresponde a 1.150 metros quadrados da espaço total, de 2.716,38 metros quadrados, da praça.

> Prefeitura de Florianópolis tenta comprar vacina da Pfizer

A prefeitura aposta no local como mais um espaço de lazer do muncípio, já que a região tem grande circulação de pessoas, em função da proximidade com escolas e bares.

O projeto de revitalização contempla ainda a instalação de pet place, bicicletário e adaptação do espaço para preservar duas árvores de 15 metros de altura. Além disso, a iluminação do local será reformulada.

De acordo com o IPUF, os mosaicos de Hassis podem ser encontrados na capital também na Praça Pereira Oliveira, na Praça XV de Novembro, no Largo Benjamin Constant e na Praça Osvaldo Bulcão Viana

Leia também:

> Gasolina passa de R$ 5 e motoristas pegam fila por preço menor em Florianópolis

> Restrições em SC devem reduzir ocupação de ônibus e endurecer fiscalização

> Câmara de Vereadores de Florianópolis anuncia novas restrições contra o coronavírus

> Covid-19: "Está na hora de medidas restritivas", diz secretário de saúde de Florianópolis

Colunistas