nsc
hora_de_sc

FONTE DE RENDA

Como ganhar dinheiro na internet

Saiba como ganhar uma renda extra trabalhando on-line em casa

06/09/2021 - 07h00 - Atualizada em: 06/09/2021 - 08h22

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Trabalho on-line ajuda a complementar a renda familiar
Trabalho on-line ajuda a complementar a renda familiar
(Foto: )

Nos dias atuais, o número de pessoas que deseja saber como ganhar dinheiro na Internet é cada vez maior, seja pela falta de emprego gerada pela crise financeira, pela necessidade de complementar a renda ou apenas para ocupar o tempo ganhando uma renda extra.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas maneiras de ganhar dinheiro on-line.

Como ganhar dinheiro na Internet

Existem maneiras reais de ganhar dinheiro on-line, de trabalhos freelancer a outros para profissionais de marketing experientes, blogueiros, influencers, enfim, há várias maneiras de trabalhar em casa usando apenas o notebook e uma conexão com a Internet.

Blog

Antes de criar um blog, defina seu nicho (assunto principal do seu blog). Invista em temas que gerem buscas on-line, como saúde, comportamento, finanças, marketing ou empreendedorismo.

Em seguida, escolha o nome do seu blog, que é o que os seus leitores verão primeiro. A partir daí é escolher onde o blog será hospedado, se irá comprar ou não um domínio. Quando tudo estiver providenciado, é hora de começar a publicar os posts e investir em seu crescimento.

Quando ele começar a receber muitas visitas, você poderá monetizá-lo por meio dos anúncios do Adsense, com a venda de produtos de afiliados ou a partir de seus próprios produtos digitais.

Canal no YouTube

Se outras pessoas podem ganhar dinheiro com o YouTube, você também pode.

Seu canal no YouTube deve se concentrar em um único nicho para que você possa construir um público leal e forte. Por exemplo, você pode criar tutoriais de maquiagem, receitas, ensinar habilidades, transmitir videogames, avaliar produtos, criar vídeos de partidas ou qualquer outra coisa para a qual você ache que haveria um público.

> Instagram testa liberar link nos stories para todos os usuários

Escolha um nicho para o seu canal no YouTube
Escolha um nicho para o seu canal no YouTube
(Foto: )

O segredo para ganhar dinheiro no YouTube é criar conteúdo para educar ou entreter as pessoas. Você pode usar um título divertido e inteligente para motivar as pessoas a assistir, ou pode usar palavras-chave otimizadas para pesquisas no YouTube. Ao atingir a marca de 1.000 inscritos, você pode monetizar seu canal com anúncios do YouTube.

O YouTube e o Instagram são os canais que mais rendem dinheiro para os youtubers e influenciadores, com seus milhões de seguidores.

> Brasileiros que fizeram fortuna do zero com a internet; veja lista

Influenciador

Construir uma marca pessoal também pode ajudá-lo a ganhar dinheiro on-line. Você sabia que, em 2019, Cristiano Ronaldo ganhou 975.000 dólares por cada postagem patrocinada no Instagram, tornando-o o influenciador mais bem pago? Embora possa parecer que estrelas da realidade, cantores e atletas são os maiores influenciadores, tenha em mente que influenciadores de escala ainda menor podem ganhar mais dinheiro hoje do que há alguns anos.

Para se tornar um influenciador, você precisa construir seguidores. As plataformas mais fáceis para fazer isso são o Instagram e o YouTube.

Para ganhar dinheiro como um influenciador, você pode cobrar por postagens patrocinadas, palestras, criar sua própria loja on-line e vender produtos, adicionar links de afiliados em sua biografia, vender fotos autorais, vender anúncios em seu próprio podcast, ser pago como um embaixador da marca, escrever um livro, ser pago para aparecer em eventos e muito mais.

Tradutor e intérprete

Se você é fluente em, pelo menos, dois idiomas, pode fazer trabalhos freelancer como tradutor ou intérprete on-line. Então se você é bilíngue, essa pode ser uma ótima ideia para fazer dinheiro.

Há sites de emprego com várias oportunidades de trabalho remoto na área.

Você precisará apresentar prova de sua capacidade de traduzir. Se você tem um diploma de idiomas ou experiência em tradução de texto, certifique-se de mostrar exemplos de seu portfólio. A maioria das empresas exigirá um teste de tradução. Lembre-se de que você precisa ser fluente nos idiomas para os quais está se candidatando para ser um tradutor, então você não poderá usar ferramentas de tradução.

> Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Produção de conteúdo

Com a expansão do marketing de conteúdo, mais marcas estão procurando bons produtores de conteúdo. Muitos redatores tentam escrever sobre várias categorias, de tecnologia a saúde, por exemplo, mas o segredo para ter sucesso como redator é ser um especialista em um nicho. Isso faz com que você escreva um conteúdo melhor.

Quando você tem experiência em um nicho, pode adicionar uma perspectiva diferente a um determinado conteúdo. Isso significa que você não está apenas repetindo as informações de qualquer outro artigo on-line. Isso faz com que você se destaque porque é isso que as marcas realmente querem pagar - seus pensamentos, experiências e informações em seu nicho.

Se você está interessada em uma oportunidade legal de trabalho e lhe pedirem uma amostra de conteúdo da área financeira, não envie um conteúdo sobre marketing ou saúde. Além disso, inscreva-se em oportunidades adequadas à sua experiência e às suas habilidades.

> Golpe do WhatsApp, boleto falso e fraude bancária: conheça os crimes digitais mais comuns

Fotos e vídeos

Se você é um fotógrafo profissional ou um bom fotógrafo amador, você pode monetizar suas fotos de várias maneiras. Uma delas é vender as suas fotos para sites confiáveis, como o Foap, onde seus ganhos são de aproximadamente 44% do valor de cada foto vendida. Basta criar uma conta no site e postar as fotos que você deseja vender, criar uma descrição para cada uma e colocá-las na categoria correta.

Há também os bancos de imagens que são enormes armazenamentos de fotos de todos os temas possíveis. Você pode fazer upload de suas imagens para qualquer um de vários bancos de dados, permitindo que editores de revistas, designers ou qualquer organização com um site as comprem.

Suas fotos podem ser vendidas inúmeras vezes em bancos de imagens, como Shutterstock, Getty Images e Photoshelter.

Outra alternativa é anunciar seus serviços de fotografia nos grupos locais do Facebook.

> Pix: o que é e como funciona a forma de pagamento

E-books

A comercialização de e-books para leitura nos leitores digitais da Amazon tem crescido muito. Escrever seu próprio e-book é uma boa maneira de ganhar dinheiro, seja ele de ficção, não-ficção ou autoajuda.

Depois de revisar e formatar o e-book, você pode publicá-lo de forma independente com o Kindle Direct Publishing. Você receberá 70% de royalties sobre as vendas dos e-books para vários países.

Outra alternativa é encontrar um livro que já foi publicado na versão impressa e licenciá-lo para ser publicado on-line. Você pode pagar royalties de 8 a 15% para o autor, com base nas vendas líquidas, ou um pagamento único pelos direitos de publicação on-line.

> Quais os melhores horários para postar no Instagram

Aplicativos pra ganhar dinheiro funcionam?

A maioria dos jogos que promete recompensas aos usuários faz isso por meio de bônus, créditos de celular, entre outros. É preciso cuidado ao instalar esses apps, pois é preciso dar várias permissões para começar a usá-los.

O TikTok e o PiniOn são exemplos de dois apps confiáveis para ganhar dinheiro.

TikTok

TikTok
TikTok
(Foto: )

O app dá aos novos usuários bônus para convidar novos amigos. Por exemplo, R$ 100 a cada novo amigo que aceita o convite para se cadastrar no app e fica ativo por um determinado número de dias.

Além disso, os usuários recebem moedas que são convertidas em dinheiro ao assistirem vídeos, por exemplo, 20 minutos por dia.

PiniOn

O PiniOn é um aplicativo para ganhar dinheiro respondendo a perguntas e realizando missões. Ao usá-lo, você irá acumular dinheiro fotografando, pesquisando e opinando sobre produtos, marcas e serviços.

> Hashtags surgiram há mais de 10 anos na internet; conheça a origem

Como blogueiros e influencers ganham dinheiro

A resposta pode variar entre blogueiros e influenciadores, pois é comum que muitos tenham várias fontes de renda. Hoje, eles estão se interessando por qualquer coisa, desde organizar seus próprios passeios até a venda de produtos e marketing de afiliados em seus blogs.

Influencers têm várias fontes de renda
Influencers têm várias fontes de renda
(Foto: )

Saiba como a maioria dos influencers ganham dinheiro na Internet:

Marketing de afiliado

É um dos caminhos mais simples para começar. A ideia inicial é bem básica: um influenciador recomenda um produto ou serviço e é compensado financeiramente quando alguém faz uma compra usando seu link de influenciador. Parceiros afiliados comuns são a Amazon, para produtos básicos, como roupas de viagem, ou marcas específicas que têm seus programas administrados por outras empresas.

O influenciador ganha um valor proporcional ao que o cliente gasta. Muitos dos acordos são baseados em porcentagem, e uma comissão típica de afiliados pode cair entre 5 e 30 por cento. No entanto, alguns podem ser maiores ou menores.

Outro exemplo é o influenciador que atua na área de turismo ou estilo de vida. Seus ganhos variam de acordo com o número de programas de afiliados dos quais ele faz parte, de quanto conteúdo eles dedicam para promover um parceiro e da porcentagem que ganham nas compras qualificadas.

Trabalhar on-line em casa pode ajudá-lo a ganhar algum dinheiro extra e fazer seu próprio horário de trabalho. Então, qual dessas alternativas para ganhar dinheiro na internet você vai experimentar?

Leia também

Melhores apps e planilhas para organizar finanças em 2021

Vazamentos de dados: saiba se o seu nome foi usado para abrir contas ou pedir empréstimos

Golpe do WhatsApp, boleto falso e fraude bancária: conheça os crimes digitais mais comuns

Colunistas