O mercado editorial é inundado de livros sobre o mundo dos negócios, conselhos de carreira e diversas obras voltadas para o universo empresarial e de liderança. Mas nem sempre as maiores inspirações vêm exatamente de onde é esperado. Romances, ficções, poesias, biografias ou outros estilos literários podem trazer um impacto relevante e inspirar grandes carreiras.

Continua depois da publicidade

Da virtual a física: livro mostra como é a realidade da violência doméstica no Brasil

Foi pensando nisso que uma agência de comunicação catarinense convidou 12 mulheres em posições de liderança nas empresas onde atuam para indicarem obras que as inspiraram, independentemente do estilo, porém com um critério: livros escritos por outras mulheres.

Conheça as mulheres

Os Homens Explicam Tudo para Mim, de Rebecca Solnit

O ambiente corporativo pode ser hostil para mulheres, e Martha Rodrigues, CEO da Guapeco, HRtech pioneira em benefícios corporativos pet, viveu isso na prática. Ela conta que, quando fazia parte de um squad de vendas sênior em uma empresa de tecnologia, era a única mulher na equipe e sentia que a presença dela, para algumas lideranças, era apenas tolerada.

A sensação piorou quando um gestor homem gritou com ela em uma reunião, frustrado com as metas do próprio time.

Continua depois da publicidade

— Não era minha equipe e, inclusive, minha meta já estava em 133% naquele momento. Tentei explicar que, no que dependia das minhas entregas, tudo já havia sido feito — relembra.

O livro “Os Homens Explicam Tudo para Mim”, de Rebecca Solnit, foi um dos fatores que a ajudaram a compreender a cultura por trás desse tipo de situação e a desenvolver autoconfiança.

— Nesse livro, Rebecca mostra como, independentemente do nível de instrução, as mulheres são constantemente colocadas em posição de questionamento. Ela apresenta estudos que demonstram como a violência contra a mulher nos impacta desde a infância e muitas vezes nos afasta do nosso verdadeiro potencial — reflete Martha.

As Alegrias da Maternidade, de Buchi Emecheta

A obra da escritora nigeriana Buchi Emecheta marcou Gisele Schafhauser, CFO da real estate fintech Versi, por “mostrar a grandiosidade do amor materno” e, ao mesmo tempo, trazer reflexões sobre como cada mulher vive essa jornada de um jeito único.

Continua depois da publicidade

— Eu recebi esse livro pela assinatura da TAG experiências literárias, e foi uma grata surpresa. O livro acompanha Nnu Ego, uma mulher Igbo na Nigéria colonial, que desde cedo acredita que ser mãe será sua maior realização. A história dela é um retrato intenso das alegrias e dificuldades da maternidade, especialmente em um mundo que nem sempre reconhece todo o esforço envolvido — destaca.

Para a CFO, o que torna a leitura ainda mais especial é a trajetória da própria autora. Nascida em 1944, Emecheta foi uma mulher à frente de seu tempo, que superou desafios para contar histórias sobre a força feminina.

— Sua escrita traz uma reflexão poderosa sobre o papel das mulheres, as tradições e as mudanças de uma sociedade em transformação — completa Gisele.

Descansar é Resistir, de Tricia Hersey

 “Só o título deste livro já me fez bem”, afirma Talita Matos, fundadora e diretora da Singuê, consultoria de diversidade, equidade e inclusão que atende organizações e empresas como Unicef, Itaú BBA e Gerdau.

Continua depois da publicidade

— Como mulher negra, empresária e mãe de três crianças, sinto meu tempo sendo consumido por demandas reais e emocionais o tempo inteiro — conta.

Para Talita, “Descansar é Resistir” é uma leitura essencial que propõe uma nova perspectiva sobre autocuidado e resistência. A autora, Tricia Hersey, desafia a lógica da produtividade constante e destaca a importância do descanso como uma prática revolucionária, especialmente para as pessoas negras.

— Como mulheres, somos rodeadas por uma sensação de que precisamos estar em alerta e que descansar é desistir. Tricia propõe o oposto. Conta como é fundamental se permitir ao descanso para recuperar um lugar de sonho que perdemos como pessoas negras. — reflete Talita.

No mundo do trabalho, essa mensagem é poderosa e urgente.

— Um corpo que descansa cria melhor, vê oportunidades e deseja futuros mais humanos e vibrantes. Super recomendo — completa. 

Continua depois da publicidade

Nação Dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar, de Anna Lembk

Em “Nação Dopamina”, Anna Lembke, psiquiatra e professora da Universidade de Stanford, explora como a busca incessante por prazer na sociedade moderna tem levado a um aumento de comportamentos viciantes e à infelicidade generalizada. A autora analisa como o excesso de estímulos prazerosos, como redes sociais, jogos e compras, pode desregular o equilíbrio entre prazer e dor no cérebro humano, resultando em dependências e insatisfação. 

Tatiane Bertonni, diretora do GT Mulheres da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e CEO da DataforAll, encontrou na obra insights para a vida pessoal e profissional.

— O livro trata principalmente sobre o equilíbrio e encontrar contentamento nas pequenas coisas da vida. Na atual sociedade de excessos e correrias, eu consegui, através desta leitura, desenvolver alguns aspectos, como respirar e curtir o momento com calma, e também me recuperar de uma situação muito estressante dentro do meu dia a dia como empreendedora — explica.

Radical Candor: Como ser um líder sem perder a humanidade, de Kim Scott

Em meio a tantas referências de livros de liderança, negócios e gestão de pessoas escritos por homens, “Radical Candor” entrou na lista de marcos pessoais de Fabiane Pellegrino, CPO e cofundadora da Makasí, fintech que une crédito e produtos bancários especializados a uma plataforma de gestão para viabilizar recursos para construtores e incorporadores. 

Continua depois da publicidade

A obra, escrita pela coach de CEOs na Dropbox, Qualtrics, Twitter e outras empresas de tecnologia, é considerada um guia para líderes, mostrando como encontrar significado no trabalho e como criar um ambiente onde as pessoas amam seu trabalho e os colegas. Para Fabiane, Radical Candor tornou-se essencial para moldar seu estilo de liderança. 

— Kim Scott tem uma escrita prática e direta, combina experiência real com princípios de liderança humanizada. O livro me ajudou a me distanciar da cultura agressiva herdada do mercado de publicidade e a criar um modelo mais empático, mas ainda exigente. A ideia de desafiar com empatia virou base para as conversas difíceis, feedbacks e cultura de gestão que busco aplicar diariamente — explica Fabiane.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck

— Quando reflito sobre as obras que mais contribuíram para a minha compreensão do comportamento humano, não posso deixar de destacar a obra de Carol Dwec — afirma Franciele Bueno, líder de Pessoas na Quality Digital.

Para ela, “Mindset: A nova psicologia do sucesso” é uma leitura essencial para quem deseja aplicar teorias de sucesso na prática organizacional. O conceito de mentalidade de crescimento — a crença de que habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas com esforço e perseverança — é poderoso justamente por se aplicar tanto à vida pessoal quanto ao ambiente corporativo.

Continua depois da publicidade

— Ao longo da minha trajetória, vi a diferença entre quem enxerga desafios como oportunidades e quem se paralisa pelo medo do fracasso. A mentalidade de crescimento incentiva resiliência e inovação, essenciais no trabalho — reflete Franciele.

Ela também vê o autoconhecimento como peça fundamental nesse processo.

— Conhecer nossas limitações e pontos fortes permite buscar desenvolvimento de forma eficaz. No mundo corporativo, cultivar essa mentalidade é fundamental — completa.

A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown

“Li esse livro em 2020 e foi um divisor de águas para mim”, conta Josane, CFO da Triven. Para ela, “A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown, explora com profundidade e leveza como a vulnerabilidade pode ser uma fonte de força — e não de fraqueza.

— Uma das passagens que mais me marcou diz: “Vulnerabilidade soa como verdade e é sinal de coragem. Verdade e coragem nem sempre são confortáveis, mas nunca são fraquezas” — destaca Josane.

Continua depois da publicidade

A leitura teve um impacto direto em sua visão de liderança.

— Em um mundo que valoriza a perfeição e o controle, especialmente no ambiente corporativo, essa reflexão me lembrou que coragem e autenticidade são atributos fundamentais para uma liderança verdadeira e humana — reflete.

O impacto foi tão grande que Josane decidiu seguir com a leitura de “A Coragem para Liderar”, também de Brené Brown.

— Queria transformar essa visão em prática no meu dia a dia como líder — completa.

Mulheres em Telecom – Edição Poder de uma História, volume I

A trajetória de mulheres no setor de telecomunicações ganha destaque em “Mulheres em Telecom – Edição Poder de uma História, volume I”, uma coletânea escrita integralmente por profissionais da área. A obra traz relatos que vão além dos desafios enfrentados no setor e evidenciam conquistas de mulheres que, com garra e propósito, estão moldando o futuro da comunicação.

— Ganhei o livro da Fabiana Falcone, CEO do Distrito Itaqui e uma das coautoras da obra, e fiquei super feliz com o presente. O livro é construído 100% por mulheres que atuam na área de telecomunicações e traz relatos inspiradores de profissionais que estão moldando o futuro da comunicação com muita garra, visão e propósito — afirma Daniela Nery, diretora de Growth e Chief Revenue Officer (CRO) da FindUP.

Continua depois da publicidade

Para a profissional, o que torna a obra ainda mais especial é a força da colaboração entre mulheres, presente em cada história compartilhada:

— É bonito ver como cada história carrega não só desafios, mas também conquistas que mostram a força da colaboração entre mulheres. Foi uma leitura leve, inspiradora e cheia de verdade. Admiro muito a Fabiana, que também é pernambucana como eu, e poder acompanhar de perto essa trajetória é realmente especial.

Garra: o poder da paixão e da perseverança, de Angela Duckworth

— Escolhi com cuidado um livro que reflete muito do que acredito e espero que possa inspirar outras pessoas — conta Raquel Malvezzi Coser de Oliveira, Diretora da Vertical de ERP (Enterprise Resource Planning) da Zucchetti, multinacional italiana que é uma das maiores companhias de software house da Europa, que tem na América Latina o seu segundo maior mercado.

Para a executiva brasileira, “Garra: o poder da paixão e da perseverança”, de Angela Duckworth, é uma leitura para quem busca transformar desafios em conquistas por meio da dedicação contínua. A autora compartilha pesquisas e experiências sobre talento, esforço e propósito, trazendo histórias que reforçam a importância da perseverança no alcance de resultados.

Continua depois da publicidade

— Sempre acreditei nessas virtudes, mas a leitura reforçou ainda mais a ideia de que o verdadeiro diferencial não está no talento, mas sim na dedicação contínua — reflete Raquel.

Na visão dela, o livro é mais do que um guia sobre resiliência: é um convite para desenvolver a garra e aplicar esse conceito, tanto na vida pessoal quanto no ambiente corporativo:

— Fortalecer o desenvolvimento da garra é essencial para quem deseja crescer e evoluir, especialmente em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e desafiador.

Nada Ortodoxa, de Deborah Feldman

Olivia Biagi é diretora de Relacionamento Estratégico com o Cliente na 8D Hubify, agência especializada em criar e executar estratégias de RevOps com foco no aumento de receita. Para outras mulheres, ela sugere o livro “Nada Ortodoxa”, de Deborah Feldman.

Continua depois da publicidade

— É muito melhor do que a série e conta a história da autora, mulher que nasceu e cresceu em uma família judia ortodoxa, e desde muito cedo sentia que não cabia naquele lugar — diz.

Biagi conta que a escritora não concordava com a visão e o lugar da mulher dentro daquele contexto:

— Deborah teve coragem de largar tudo que conhecia como vida para ir atrás do desconhecido e do que fazia sentido para ela. O livro fala sobre ser fiel, antes de tudo, a si mesma, ouvir a própria intuição e ter coragem para segui-la.

A Revolta de Atlas, de Ayn Rand

O livro da filósofa e escritora Ayn Rand, “A Revolta de Atlas”, marcou Betina Zanetti Ramos, fundadora e presidente da Nanovetores, por sua visão objetiva sobre o empreendedorismo e os desafios de construir algo inovador.

— Eu tenho vários livros que me inspiraram, mas escolhi esse porque ele retrata, de forma envolvente, a história empreendedora dos Estados Unidos. Ele é o segundo livro mais lido no país depois da Bíblia, e recomendo especialmente para quem empreende, independentemente do gênero — destaca Betina, que também é vice-presidente de relacionamento da ACATE.

Continua depois da publicidade

Para a executiva, o que torna a leitura tão impactante é a forma como o romance combina elementos históricos e reflexões sobre resiliência, inovação e as dificuldades enfrentadas por empreendedores.

— Mesmo escrito há muito tempo, é um livro que permanece atual. Ele traz uma visão prática e objetiva das coisas que abre nossos olhos para pontos que muitas vezes não percebemos — completa.

Liberdade, felicidade e f*, de Mirian Goldenberg

Para Annalisa Blando Dal Zotto, empreendedora e vice-presidente de Finanças da ACATE, o livro “Liberdade, felicidade e f*”, da antropóloga Mirian Goldenberg, é um convite para repensar escolhas e abraçar a liberdade de viver sem tantas amarras.

— A Mirian traz reflexões incríveis sobre por que as pessoas mais velhas – quando têm saúde e estabilidade financeira – são mais felizes. Elas sabem dizer não, escolher melhor, valorizar o que realmente importa. E por que a gente não começa a aplicar essa sabedoria agora, em vez de esperar envelhecer? — provoca Annalisa.

Continua depois da publicidade

A leitura a fez refletir sobre pequenos gestos que impactam a qualidade de vida, como se vestir do jeito que se sente bem, abrir mão do que não faz sentido e aprender a enxergar beleza na simplicidade.

— É um livro cheio de aprendizados, que nos lembra que felicidade tem muito mais a ver com liberdade do que com expectativas externas — destaca.

Conheça os livros

Antonietas

Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.  

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Dupla de amigas transforma SC em palco de novo livro de terror nacional

Amor que cura: escritora vence AVC e publica música romântica em homenagem ao marido

Obra de autora de SC concorre a prêmio com livro sobre as lavadeiras do Monte Serrat