nsc

Futebol

Conheça os possíveis adversários de Avaí e Figueirense na estreia da Copa do Brasil

Primeira fase da competição será definida em sorteio nesta terça-feira (2)

01/03/2021 - 17h26 - Atualizada em: 02/03/2021 - 07h07

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Troféu da Copa do Brasil, torneio nacional de futebol
Sorteio da primeira fase da Copa do Brasil acontece nesta terça-feira (2)
(Foto: )

O futebol de Florianópolis foi confirmado na Copa do Brasil 2021. Avaí e Figueirense garantiram a vaga pelo ranking nacional de clubes da CBF entre os dez times que ainda não haviam se classificado por outros torneios. Na lista atualizada nesta segunda-feira (2) pela entidade, o Leão aparece como 26° colocado, com 5.819 pontos; o Alvinegro está em 32°, com 4.350 pontos. 

> Árbitro Ramon Abatti Abel apita clássico Avaí x Figueirense pelo Catarinense 2021

O sorteio marcado para esta terça-feira (2) mantém o sistema dos últimos anos. O Avaí, no pote B, enfrenta um time do pote F. Os possíveis rivais na primeira etapa da Copa do Brasil são: Águia Negra (MS), Cianorte (PR), Gama (DF), Guarany de Sobral (CE), Mirassol (SP), Murici (AL), Palmas (TO), Sergipe (SE), União Rondonópolis (MT) ou Goianésia (GO).

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Já o Figueirense entrou no pote C e terá como adversário um dos integrantes do pote G, que são: 4 de Julho (PI), Atlético de Alagoinhas (BA), Esportivo (RS), FC Cascavel (PR), Juventude (MA), Madureira (RJ), Marília (SP), Rio Branco (ES), Uberlândia (MG) ou Ypiranga (AP). 

> Jorginho vê Avaí favorito contra o Figueirense, mas lembra: "Clássico nem sempre o melhor vence"

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil será realizado às 15h desta terça-feira (2). As datas definidas pela CBF para essa etapa, com 80 clubes, são os dias 10 e 17 de março. Os confrontos das duas primeiras fases serão em jogo único. A partir da 3ª fase, os duelos passam a ser de ida e volta. 

> Zagueiro do Avaí, Alemão é flagrado pela polícia em festa clandestina durante lockdown

Como Avaí e Figueirense serão melhores no ranking do que seus adversários na primeira fase, a estreia da dupla da Capital ocorrerá fora de casa. O empate é suficiente para seguirem na competição mata-mata, que tem valores expressivos para quem vai avançando no torneio. 

Seis equipes de SC participam da edição 2021 

São seis representantes de Santa Catarina entre os 92 clubes na disputa da Copa do Brasil 2021. Além da dupla da Capital, o torneio também conta com as participações de Chapecoense, Brusque, Criciúma e Joinville. O início está marcado para o próximo dia 10 e as datas das finais estão previstas para 20 e 27 de outubro. 

> Avaí descarta punição a Alemão por presença em festa: "Assunto resolvido"

Pelo regulamento da CBF, a competição terá uma fase a menos do que as edições anteriores. Agora, serão sete etapas, e os clubes que participam da Libertadores entram na 3ª fase. Este também é o caso da Chape, atual campeã da Série B. As outras três equipes de SC carimbaram a vaga via Campeonato Estadual e Copa Santa Catarina. 

> Figueirense bate o Concórdia por 3x0 na estreia em casa pelo Catarinense 2021; ouça os gols

Enquanto isso, a competição de 2020 - que também sofreu interrupção dentro do calendário do futebol brasileiro por causa do coronavírus - está em sua fase decisiva. No primeiro jogo da final, o Palmeiras bateu o Grêmio por 1 a 0 em Porto Alegre. A partida de volta está marcada para o próximo domingo (7), às 18h, em São Paulo.

Leia mais 

> Roberto Alves: o Figueirense cresceu neste início de Catarinense

> Prêmio Brasileirão 2020: quatro jogadoras do Avaí Kindermann integram seleção da Série A

> Figueirense demite Luciano Sorriso e promove profissional do clube

Colunistas