O ano de 2023 já é um dos mais marcantes na carreira do jogador de futebol argentino Lionel Messi. Logo depois de ganhar a Copa do Mundo com a Argentina, Messi chegou a publicar que 2022 seria um ano inesquecível. O que ele não poderia imaginar é que o ano seguinte seria bem agitado também.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Do título no Mundial até à conquista da Bola de Ouro pela 8ª vez, Messi viveu um ano que incluiu mudanças, conquistas, recordes e marcas históricas. Atualmente, o jogador se prepara para encerrar o ano enfrentando a Seleção Brasileira no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Ainda que o jogador tenha dito que a Copa do Catar seria a última que jogaria, isso ainda não está confirmado. Em entrevista ao jornal francês L’Équipe, Messi deixou em aberto a possibilidade de jogar a Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 da Argentina estará com 39 anos, e disse que levando em conta a idade que terá, parece difícil, mas que iria analisar.
Mesmo que esteja jogando fora da Europa, Messi segue sendo um dos grandes nomes do futebol mundial. Confira o retrospecto que o NSC Total preparou sobre o ano de Lionel Messi.
Continua depois da publicidade
Gol incrível: brasileiro cobra falta a 130 km/h e é comparado a Roberto Carlos, veja
O legado de Lionel Messi completo e sua última Copa do Mundo
Em dezembro de 2022, a Argentina conquistou a Copa do Mundo. Lionel Messi, o astro da seleção e eleito melhor jogador do Mundial, esbanjava felicidade nas redes sociais. Naquele momento, para Messi, o sentimento era de legado completo após o triunfo no Catar.
Logo depois do título, a foto em que ele aparece erguendo o troféu da Copa do Mundo, publicada no domingo da final, 18 de dezembro, alcançou mais de 75 milhões de curtidas e rapidamente se tornou uma das fotos mais curtidas da história no Instagram.
Em seguida, Messi e a seleção argentina voltaram para o país onde uma comemoração que reuniu milhares de pessoas no Obelisco, em Buenos Aires, os aguardava. Finalizando o ano com chave de ouro, no dia 31 de dezembro de 2022, o melhor jogador da Copa do Mundo publicou que terminava um ano que ele jamais poderia esquecer.
Catarinenses nos Jogos Pan-Americanos 2023: veja lista completa dos medalhistas
Algumas das conquistas de Messi durante a Copa do Mundo 2022
Depois que o torneio acabou, o ge fez uma lista com os vários recordes e marcas que Messi bateu no Mundial.
Continua depois da publicidade
Messi retorna ao PSG
Lionel Messi retornou ao Paris Saint-Germain, em janeiro de 2023, após conquistar a Copa do Mundo. Na sua volta, uma recepção com aplausos por todos os companheiros de equipe e membros da comissão técnica do PSG. No entanto, o maior rival na final da Copa, e colega no PSG, Kylian Mbappé, que não estava presente, pois ainda estava de folga após o Mundial
Um amistoso cheio de estrelas ainda marcou o começo de 2023 de Messi. Durante o jogo festivo realizado no Estádio Internacional Rei Fahd, em Riad, no dia 19 de janeiro de 2023, o Paris Saint-Germain venceu o Riyadh Season Team (formado por jogadores do Al-Hilal e do Al-Nassr) por 5 a 4.
Nesta partida, Messi, Marquinhos, Sergio Ramos, Mbappé e Ekitiké marcaram para o PSG. Enquanto Cristiano Ronaldo marcou duas vezes para o Riyadh Season Team, com Hyun-soo Jang e Anderson Talisca também balançando as redes.
Continua depois da publicidade
Ainda em janeiro, o Paris Saint-Germain estava em negociações para renovar o contrato de Lionel Messi. Conforme o jornal Marca, o clube pretendia avançar em conversas para estender o contrato do jogador por até duas temporadas adicionais. O contrato atual de Messi terminaria em junho de 2023, e sem uma renovação, ele estaria livre para assinar um pré-contrato com outro clube.
Lionel Messi eleito melhor jogador do mundo pela FIFA
Posteriormente, no final de fevereiro de 2023, Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. O jogador do Paris Saint-Germain superou Kylian Mbappé, também do PSG, e Karim Benzema do Real Madrid, para ganhar o prêmio The Best pela sétima vez.
Na última temporada, Messi tinha sido campeão do Campeonato Francês e da Supercopa da França, além de ter sido campeão e melhor jogador da Copa do Mundo do Catar, onde marcou 7 gols em 7 jogos e foi o líder de assistências do torneio. Dessa forma, este foi o sétimo troféu de melhor jogador do mundo que Messi conquistou, tendo vencido anteriormente em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019.
Ao mesmo tempo, na Europa, a imprensa indicava em fevereiro três caminhos para Messi: renovar com o PSG, voltar ao Barcelona ou se aventurar pelo Inter Miami, da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
De volta para casa, o encantamento sem as amarras da paixão
Oito anos sem ganhar uma Champions League
Março não começou muito bem para Messi. Inegavelmente, o motivo foi o fracasso do PSG na UEFA Champions League. No dia 8 de março de 2023, o estrelado PSG perdeu por 2 a 0 para o Bayern de Munique, na oitavas de final da competição, sendo eliminado. Dessa forma o jogador completou oito anos sem ganhar uma Champions League.
Logo depois a imprensa francesa detonou as atuações de Messi e Mbappé no torneio. As especulações sobre o futuro do jogador de futebol continuavam. Notícias diziam que equipes da MLS poderiam tomar uma atitude bastante inusitada para tentar convencer Messi a atuar nos Estados Unidos.
As equipes da liga americana de futebol pretendiam fazer uma união para pagar o salário do astro argentino no país, e ele escolheria o time que gostaria de atuar.
Enquanto isso, pela seleção argentina, Messi continuava quebrando recordes. Na partida contra o Panamá, no dia 23 de março de 2023, o astro marcou o segundo gol da Argentina na vitória por 2 a 0 e atingiu a marca de 800 gols na carreira.
Continua depois da publicidade
Veja lista com as últimas oito eliminações de Messi na Champions League
- 2015/16: O Barcelona, defendendo o título, foi eliminado nas quartas de final pelo Atlético de Madrid.
- 2016/17: O Barcelona caiu novamente nas quartas, desta vez eliminado pela Juventus.
- 2017/18: O Barcelona foi derrotado pela Roma nas quartas de final devido à regra do gol fora de casa.
- 2018/19: O Barcelona chegou à semifinal, mas sofreu uma virada histórica do Liverpool, que venceu por 4 a 0 no Anfield.
- 2019/20: O Barcelona sofreu uma humilhante derrota por 8 a 2 contra o Bayern de Munique nas quartas de final.
- 2020/21: Na última temporada de Messi pelo Barcelona, a equipe foi eliminada pelo Paris Saint-Germain nas oitavas de final.
- 2021/22: Em sua primeira temporada pelo PSG, Messi foi eliminado nas oitavas pelo Real Madrid.
- 2022/23: O PSG foi eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas de final, com Messi tendo uma atuação ruim na Allianz Arena.
Conheça a jogadora de vôlei catarinense revelação na Seleção Brasileira
Um mês de negociações para Lionel Messi
Abril chegou com Lionel Messi cada vez mais próximo de deixar o Paris Saint-Germain. Logo após se recusar a aceitar uma redução de 25% em seu salário, que era de aproximadamente 40 milhões de euros brutos por ano.
Além disso, Messi teria recebido uma oferta de 400 milhões de euros por ano do clube árabe Al Hilal, o que o tornaria o jogador mais bem pago do mundo. O Al Hilal, rival do Al Nassr, que contratou Cristiano Ronaldo, buscava fazer um movimento significativo no mercado, o que culminou depois com a contratação de Neymar.
Nesse meio tempo, o Barcelona, ex-clube do jogador argentino, também estava interessado em seu retorno, mas enfrentava dificuldades financeiras e problemas judiciais.
Continua depois da publicidade
Vaias e mais polêmicas
Em seguida, no começo de maio de 2023, Lionel Messi não participou de um dos treinos do PSG. O jornal L’Équipe noticiou na época que o motivo para a falta do argentino ao treinamento foi um compromisso publicitário, o que teria causado um mal-estar com os companheiros de equipe.
Por conseqüência, o jogador foi punido pelo Paris Saint-Germain com uma suspensão de duas semanas e gravou um vídeo pedindo desculpas. Na partida seguinte ao acontecido, Messi enfrentou uma reação da torcida nada positiva. O craque era vaiado toda vez que tocava na bola.
Ainda em maio, Lionel Messi conquistou o prêmio de atleta do ano no Prêmio Laureus, considerado o Oscar dos esportes.
Final desastroso: atleta alemão cai próximo da linha de chegada de competição de triatlo
Messi fecha com o Inter Miami
Sem dúvida, junho mudou o destino de Messi no futebol. Finalmente o futuro do jogador teve um desfecho, logo depois de acertar sua transferência para o Inter Miami, time que disputa a Major League Soccer (MLS), para a temporada de 2023.
Continua depois da publicidade
Assim sendo, após duas temporadas no Paris Saint-Germain, Messi deixou o clube francês. O craque escolheu o futebol dos Estados Unidos como seu próximo destino. Messi rejeitou propostas de retorno ao Barcelona e uma oferta milionária do clube saudita Al-Hilal.
Antes de mais nada, o Inter Miami, que entrou na MLS em 2020, tem como presidente o ex-capitão da Inglaterra, David Beckham. O inglês teria feito grande campanha para a contratação de Messi.
Detalhes do contrato de Messi com clube não tinham sido divulgados, mas reportagens indicavam que ele poderia receber um salário de 60 milhões de euros. Além disso, Messi, possivelmente, teria uma participação nas ações do clube após se aposentar.
Por outro lado, junho também é o mês de aniversário de Messi. O astro nasceu no dia 24 de junho, e neste ano ganhou uma festa com a presença de mais de 50 mil pessoas. O jogador celebrou seu 36º aniversário participando de dois amistosos.
Continua depois da publicidade
Um deles, no Estádio Marcelo Bielsa, do Newell’s Old Boys, na cidade de Rosário, onde Messi nasceu e de onde saiu ainda criança para virar um dos melhores jogadores de futebol do mundo. O outro foi em Buenos Aires, para a despedida de Riquelme na Bombonera.
A estreia de Lionel Messi na MLS
Finalmente, em julho de 2023, Lionel Messi estreou com o pé direito no Inter Miami. Aliás, logo na estreia, o jogador marcou um golaço na sua primeira partida pelo clube, contra o Cruz Azul. Ele ainda recebeu uma homenagem no pré-jogo.
O evento atraiu celebridades como LeBron James, Kim Kardashian e Serena Williams, além da performance da cantora Becky G. De fato, a estreia de Messi foi marcada por festividades e a presença de estrelas, tanto dentro quanto fora de campo.
Rosamaria se prepara para estreia no Japão, de olho nas Olimpíadas de Paris
Mudando o futebol da América do Norte
Messi se juntou ao Inter Miami em julho. Sem dúvida, sua chegada trouxe uma grande atenção global para a Major League Soccer (MLS) e mudou o futebol na América do Norte.
Continua depois da publicidade
Além disso, o argentino ajudou o Inter Miami a ganhar o título da Leagues Cup em meados de agosto, marcando o primeiro troféu do clube e o 44º troféu de sua carreira, um recorde mundial para clubes e seleções.
Contudo, a presença de Messi na MLS aumentou muito o faturamento de tudo que envolve a competição. Em setembro, foi observado aumento no preço dos ingressos, das camisas e também das assinaturas de streaming que transmitem as partidas.
Conforme divulgado pela empresa americana de análise, Antenna, o MLS Season Pass, pacote de streaming da Apple que transmite os jogos de futebol da MLS, teve um crescimento de 1690% nas inscrições no dia em que Messi estreou pelo Inter Miami.
Atuação brilhante nas eliminatórias e indicação ao Bola de Ouro
Logo que a Data Fifa começou em setembro, com os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, Messi voltou a brilhar. Os argentinos venceram o Equador na estreia por 1 a 0. Com uma cobrança de falta, Lionel Messi fez o gol da vitória no Estádio Monumental de Núñez.
Continua depois da publicidade
O jogador campeão mundial iniciou as eliminatórias de 2026 estabelecendo um novo marco histórico. Messi alcançou a marca de 31 gols nas fases classificatórias da Copa do Mundo, ultrapassando Suárez e tornando-se o principal artilheiro da história do torneio.
O argentino balançou as redes duas vezes no confronto contra o Peru em Lima. Desse modo, juntamente com De la Cruz do Uruguai, o camisa 10 da Argentina é o artilheiro da competição, ao lado de com 3 gols marcados.
A Argentina é a atual primeira colocada nas Eliminatórias, e enfrenta o Uruguai no dia 16 de novembro, na La Bombonera. Logo depois, Messi deve jogar contra a Seleção Brasileira no Brasil x Argentina, dia 21 de novembro, no Maracanã.
Ainda em setembro de 2023, Messi foi indicado ao troféu Bola de Ouro de futebol masculino, pela revista France Football. O jogador marcou presença na lista em que ficaram de fora nomes como Cristiano Ronaldo e Neymar.
Continua depois da publicidade
Conheça Pretinha, a cachorrinha que ficou famosa comemorando gols do Fluminense
Com o Inter Miami eliminado na MLS, aumentam os rumores sobre o futuro de Lionel Messi
O Inter Miami fez sua última partida pela MLS no dia 21 de outubro de 2023. A equipe não se classificou para os playoffs da Major League Soccer (MLS). Com isso, Messi pode ficar quatro meses longe dos gramados.
Logo que o time não conseguiu a classificação, começaram a surgir diversas notícias de que Lionel Messi seria emprestado para algum outro clube durante esse tempo. O fundo de investimentos público da Arábia Saudita (PIF) gostaria de ter Messi jogando até fevereiro, que é quando começa a nova temporada do futebol nos Estados Unidos.
Mas não são só os times árabes que estão de olho no argentino. Nem que seja por pouco tempo, Barcelona e Newell’s Old Boys, da Argentina, também gostariam de ter o craque até fevereiro. No entanto, segundo o jornalista espanhol Guillem Balague, Messi usará o tempo para descansar.
O 2º jogador mais bem pago do mundo e a 8ª Bola de Ouro da carreira
Em outubro, a Revista Forbes divulgou a lista com os jogadores de futebol mais bem pagos do mundo. O argentino Lionel Messi, que tem vencimentos em torno de 135 milhões de dólares (aproximadamente R$ 681 milhões), ficou em 2º lugar.
Continua depois da publicidade
Cristiano Ronaldo, o craque português, ficou no topo da lista com uma receita de 260 milhões de dólares (cerca de R$ 1,3 bilhão). Sendo assim, CR7 é o jogador mais bem pago do mundo em 2023, com uma renda que é quase o dobro da de Lionel Messi.
Por fim, para encerrar um ano movimentado, Lionel Messi ainda levou o prêmio Bola de Ouro da temporada 2022/23 de melhor jogador de futebol. Essa é a oitava vez que o craque ganha a premiação. O argentino recebeu o troféu das mãos de David Beckham e foi aplaudido de pé.
Os únicos compromissos do jogador ainda em 2023 serão os jogos contra Uruguai e Brasil, nos dias 16 e 21 de novembro.
Continua depois da publicidade
Assista também
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Quanto Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar ganham por dia?
VÍDEO: Cristiano Ronaldo fica furioso e discute com Henderson após jogo na Arábia Saudita
O que se sabe sobre o breaking, a nova modalidade das Olimpíadas de Paris
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC