O dia do tenista é comemorado nesta quarta-feira (8) em todo Brasil. Santa Catarina possui um nome histórico para a modalidade, Gustavo Kuerten, o Guga. Mesmo já aposentado, Guga é considerado até os dias de hoje o maior tenista do Brasil e um dos melhores do mundo. Em quadra, o catarinense nascido em Florianópolis, colecionou títulos e momentos marcantes e para comemorar este dia tão especial, vamos relembrar cinco momentos inesquecíveis de Guga.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Título de Roland Garros
Este é sem dúvida alguma o momento mais inesquecível da carreira de Guga no tênis. Em 1997, o catarinense ainda era mais um lista da categoria masculina e tinha pelo seu caminho nomes com mais força e ranking. Mesmo assim, fez jogos históricos e chegou a final, contra o espanhol Bruguera, saindo vencedor e conquistando o primeiro título brasileiro na modalidade.
Primeiro Masters 1000
Dois anos depois do primeiro título, Guga já havia se estabelecido entre os nomes mais fortes do tênis mundial. O objetivo agora era conquistar o inédito Masters 1000 de Monte Carlo. Em 1999, o catarinense chegou a final da competição e venceu o chileno Marcelo Ríos, que já havia sido o número 1 no ranking masculino da modalidade.
Número 1 do mundo
Guga se tornou, em 2000, o primeiro tenista latino-americano a fechar o ano como número 1 do mundo. Isso veio após um período vencedor, no qual tem destaque o título, também inédito, do Mastes 2000, atual ATP Finals, que reúne os tenistas mais bem rankeados. Kuerten enfrentou o americado Andre Agassi e venceu por 3 a 0 e se consolidou de uma vez por todas no esporte.
Continua depois da publicidade
> Quem são os nomes do atletismo de Blumenau com chances de ir às Olimpíadas de Tóquio
Terceiro Roland Garros
O torneio disputado em Paris, na França, sem dúvidas era o preferido de Guga. Ao final da carreira, o tenista conquistou três títulos na quadra de saibro parisiense. O terceiro se torna marcante, pois após vencer o espanhol Alex Corretja, por 3 sets a 1, o catarinense desenhou um coração na quadra e deitou no meio dele. A explicação foi que aquilo era para mostrar o quanto ele amava o tênis, Paris e o torneio.
Duelo com o melhor do mundo
De certa forma, Roland Garros parecia sempre reservar momentos importantes para carreira de Guga. Desta vez, não foi com vitória ou título, mas o duelo com Roger Federer, em 2004, foi marcante para trajetória do catarinense. Federer estava no início de carreira e ninguém poderia imaginar que o suiço se tornaria o tenista mais vencedor da história da modalidade.
Leia também:
Gustavo Kuerten: Manezinho que se destaca há 35 anos
Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades
Os planos de atletas catarinenses que miram os Jogos de Tóquio, em 2021
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno