Quando falamos em futuro, os mais criativos provavelmente pensam em diversas situações imaginárias e fantásticas, próprias da ficção científica. Já os mais pessimistas falam sobre destruição e até mesmo visões apocalípticas. Mas o mais seguro afirmar é que o futuro é incerto – e que essa incerteza apenas fortalece a importância de construir cenários e tomar decisões conscientes e coletivas no presente sobre esse “amanhã” que queremos viver.

Continua depois da publicidade

> Cartas para o futuro: escola lageana cria cápsula do tempo que será reaberta em 2026

Como disse Eduardo Valladares, entusiasta do tema, “o futuro é um produto do presente que estamos construindo¨. E qual a sua contribuição para esse grande quebra-cabeça?

Nessa conversa, a incerteza não caminha ao lado da inércia. Enquanto paramos para refletir juntos aqui nesse artigo, o mundo continua se transformando – constantemente e em uma velocidade impressionante. Mudanças na forma de trabalhar (e até mesmo novas profissões), em como se relacionar com as pessoas e o ambiente, alterações climáticas e ambientais e muito mais surgem o tempo todo. Sendo essas mudanças positivas ou não, é necessário deixar o sentimento de ansiedade de lado e parar para analisá-las com mais profundidade, maior reflexão e inclusão.

Entre os dias 13 e 18 de setembro o Impact Hub Floripa estará promovendo a Hub Escola, um festival de aprendizagem colaborativa que esse ano terá como tema “E o que sobra para o futuro?”. Queremos tirar um momento para refletirmos, juntos, sobre as mudanças em curso e as mudanças que queremos construir no que se refere às relações humanas, o mundo e os negócios. São os legados que estarão em pauta! O evento é online, com ingresso colaborativo em formato de doação e com uma programação com mais de 50 atividades separadas em quatro trilhas de conhecimento: pessoas, negócios, mundo e futuro. Saiba mais no site.

Continua depois da publicidade

Esse festival – que acontece desde 2011 – nasceu de uma vontade coletiva dos membros do Impact Hub de abordar temas disruptivos e futuristas, tendo a colaboração e as conexões no centro de toda a experiência. Ao olharmos para o contexto atual e o que temos vivido nos últimos dois anos, a vontade de resgatar essa vivência foi mais forte do que nunca: as pessoas estão precisando de novas experiências de aprendizagem e conexões reais. Mais do que isso: elas estão precisando conversar sobre o futuro e agir com maior consciência coletiva no presente. Entender isso é um primeiro passo. O que fazer depois disso podemos construir juntos a partir do dia 13 de setembro.

Sobre o Impact Hub Floripa

Somos uma rede empreendedora formada por espaços de coworking, eventos inspiradores e programas de capacitação empreendedora. O Impact Hub vê um futuro onde pessoas agem colaborativamente para construir um mundo que funcione para todos. Contribuímos para esta visão criando espaços que inspiram, conectam e empoderam pessoas!

Por Ana Hoffmann, coordenadora do projeto InovAtiva de Impacto e integrante do time Impact Hub Brasil.

Conheça outras iniciativas do Impact Hub.

Leia também

Tecnologia deve tornar setor público mais eficiente

Continua depois da publicidade

Festival de Cucas de Blumenau começa na quarta: conheça os sabores de cada padaria

Afinal, é possível investir com até 100 reais por mês?