nsc
nsc

Impact Hub

E o que sobra para o futuro?

Festival “Hub Escola” acontece de 13 a 18 de setembro e discute os legados que já estão aí e o que ainda vamos deixar para o futuro

30/08/2021 - 15h34

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Entre os dias 13 e 18 de setembro, o Impact Hub Floripa estará promovendo um festival de aprendizagem colaborativa
Entre os dias 13 e 18 de setembro, o Impact Hub Floripa estará promovendo um festival de aprendizagem colaborativa
(Foto: )

Quando falamos em futuro, os mais criativos provavelmente pensam em diversas situações imaginárias e fantásticas, próprias da ficção científica. Já os mais pessimistas falam sobre destruição e até mesmo visões apocalípticas. Mas o mais seguro afirmar é que o futuro é incerto - e que essa incerteza apenas fortalece a importância de construir cenários e tomar decisões conscientes e coletivas no presente sobre esse "amanhã” que queremos viver.

> Cartas para o futuro: escola lageana cria cápsula do tempo que será reaberta em 2026

Como disse Eduardo Valladares, entusiasta do tema, “o futuro é um produto do presente que estamos construindo¨. E qual a sua contribuição para esse grande quebra-cabeça?

Nessa conversa, a incerteza não caminha ao lado da inércia. Enquanto paramos para refletir juntos aqui nesse artigo, o mundo continua se transformando - constantemente e em uma velocidade impressionante. Mudanças na forma de trabalhar (e até mesmo novas profissões), em como se relacionar com as pessoas e o ambiente, alterações climáticas e ambientais e muito mais surgem o tempo todo. Sendo essas mudanças positivas ou não, é necessário deixar o sentimento de ansiedade de lado e parar para analisá-las com mais profundidade, maior reflexão e inclusão.

Entre os dias 13 e 18 de setembro o Impact Hub Floripa estará promovendo a Hub Escola, um festival de aprendizagem colaborativa que esse ano terá como tema “E o que sobra para o futuro?”. Queremos tirar um momento para refletirmos, juntos, sobre as mudanças em curso e as mudanças que queremos construir no que se refere às relações humanas, o mundo e os negócios. São os legados que estarão em pauta! O evento é online, com ingresso colaborativo em formato de doação e com uma programação com mais de 50 atividades separadas em quatro trilhas de conhecimento: pessoas, negócios, mundo e futuro. Saiba mais no site.

Esse festival - que acontece desde 2011 - nasceu de uma vontade coletiva dos membros do Impact Hub de abordar temas disruptivos e futuristas, tendo a colaboração e as conexões no centro de toda a experiência. Ao olharmos para o contexto atual e o que temos vivido nos últimos dois anos, a vontade de resgatar essa vivência foi mais forte do que nunca: as pessoas estão precisando de novas experiências de aprendizagem e conexões reais. Mais do que isso: elas estão precisando conversar sobre o futuro e agir com maior consciência coletiva no presente. Entender isso é um primeiro passo. O que fazer depois disso podemos construir juntos a partir do dia 13 de setembro.

Sobre o Impact Hub Floripa

Somos uma rede empreendedora formada por espaços de coworking, eventos inspiradores e programas de capacitação empreendedora. O Impact Hub vê um futuro onde pessoas agem colaborativamente para construir um mundo que funcione para todos. Contribuímos para esta visão criando espaços que inspiram, conectam e empoderam pessoas!

Por Ana Hoffmann, coordenadora do projeto InovAtiva de Impacto e integrante do time Impact Hub Brasil.

Conheça outras iniciativas do Impact Hub.

Leia também

Tecnologia deve tornar setor público mais eficiente

Festival de Cucas de Blumenau começa na quarta: conheça os sabores de cada padaria

Afinal, é possível investir com até 100 reais por mês?

Colunistas