nsc
nsc

Vila Olímpia

Ensino bilíngue facilita proficiência e aprendizado natural do inglês

Mundo globalizado e mercado de trabalho cada vez mais exigem a fala, compreensão e escrita da língua inglesa. Ensino de forma integrada na educação infantil facilita o aprendizado

20/10/2021 - 17h51 - Atualizada em: 20/10/2021 - 17h53

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Alunas do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis.
Alunas do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis.
(Foto: )

Aprender não somente a língua inglesa, mas na língua inglesa. Com esse objetivo, é cada vez mais comum o surgimento de escolas que possuem ensino bilíngue, principalmente em um mundo globalizado, o qual requer fluência em pelo menos dois idiomas.

De acordo com pesquisa realizada pela British Council, somente 5% dos brasileiros sabem se comunicar em inglês. Com habilidades em outras línguas, as portas se abrem mais facilmente tanto para empregos de maior remuneração quanto para a possibilidade de trabalhar para uma empresa estrangeira no futuro.

Por isso, o ensino bilíngue traz mais segurança ao aprendizado e ajuda a criança a pensar em outra língua desde cedo. Com o ensino de forma integrada, o estudante também aprende aspectos culturais e adquire maior sensibilidade a essa nova cultura.

> Empresas catarinenses podem trocar imposto acumulado por crédito

A professora Miriam Lourdes Zanatta, que é diretora do Colégio Vila Olímpia, na capital catarinense, adquirido pelo Grupo Positivo em 2020, explica que o estudante tem todo o suporte para que consiga acompanhar os ensinamentos da melhor forma. A partir de 2022, o modelo Bilingual School irá oferecer em inglês algumas disciplinas do currículo do aluno, como Arte, Música e Educação Física. Além disso, com aulas específicas de língua inglesa, o estudante pode aprender por meio de perspectivas diferenciadas. O conteúdo é ministrado no horário normal do aluno, sem períodos estendidos.

— Um aluno que entra na escola nos Anos Finais do Ensino Fundamental tem todo o apoio para que possa frequentar as aulas de língua inglesa. Ele pode contar com reforço e trabalho feito pela equipe para realizar um nivelamento com os demais, com o objetivo de não ser prejudicado — destaca a diretora.

Como funciona a Bilingual School

O programa oferece 30% da grade curricular brasileira ministrados em inglês para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Já no Ensino Médio, 20% dos componentes curriculares são ministrados na Língua Inglesa. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde. No Colégio Vila Olímpia, o modelo adotado traz um número de aulas em língua inglesa maior do que o normal nas demais escolas. Como a escola é chancelada por Cambridge, os alunos podem realizar os testes de proficiência de acordo com a faixa etária e sair com certificação internacional. Hoje, são cinco a sete aulas de inglês ou em inglês.

> Meio ambiente e segurança veicular são lados de uma mesma moeda na cadeia produtiva da Volvo

— Atendendo à nova legislação, 30% do currículo precisa ser em inglês. Por exemplo, das 30 aulas semanais, nove são de inglês ou em inglês. O aluno terá aulas de Língua Inglesa, Educação Física, Arte, Música e Ciências, todas em língua inglesa. Isso faz uma diferença enorme no aprendizado, principalmente dos pequenos. Eles já ficam habituados e conseguem educar o ouvido para isso – detalha.

Bilingual School, Vila Olímpia, em Florianópolis
Fachada do Colégio Vila Olímpia
(Foto: )

Além de ser Bilingual School durante o período regular, o Colégio Vila Olímpia ainda oferece a opção de o aluno frequentar duas manhãs ou duas tardes para fazer mais três horas diárias de imersão durante a semana. A instituição de ensino atende da Educação Infantil até o Ensino Médio. A partir de 2022, irá iniciar o Ensino Médio com material do Positivo.

— Com toda a garra e toda a expertise que nós temos, os resultados são fantásticos em todas as nossas escolas, e estamos trazendo essa cultura para cá. Teremos professores vindos também de Joinville, que já atuam no Ensino Médio, para reforçar nosso time, e professores que atuam nas escolas mais renomadas de Floripa também — completa a diretora.

> Polo tecnológico de Florianópolis muda hábitos de consumo e valoriza a região; entenda

Aprendizado adicional

No modelo de Bilingual School, ao escolher o item adicional do Bilingual Plus Program, o aluno aprende os principais componentes curriculares de Cambridge International Education em inglês, duas vezes na semana, no contraturno. Na Educação Infantil, são adicionadas disciplinas em inglês como Arte, Música e Projetos. No Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Perspectivas Globais, Matemática, Ciências e Projetos. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os projetos são substituídos pelos exames preparatórios. No Ensino Médio, o foco é a jornada para realizar a prova e conquistar a certificação internacional de proficiência de Cambridge.

Já com o Clube PEX (Positivo Extracurricular), o estudante conta com aulas no contraturno de modalidades do currículo brasileiro, oferecidas em até três dias na semana, complementando o Bilingual Plus Program.

Saiba mais detalhes sobre o programa Bilingual School do Colégio Vila Olímpia aqui.

Leia Mais

Inspire-se com o rótulo espanhol da 4ª noite de Confraria Itapema 2021

Prevenção ao câncer de mama: a importância do autoexame e da mamografia

Colunistas